Unioeste sedia encontro nacional de usuários do sistema Dosvox

O software, desenvolvido pela UFRJ, é utilizado por pessoas cegas e com baixa visão. O evento acontece de sábado (9) a segunda-feira (11)
Publicação
06/10/2010 - 10:50
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) sedia, de sábado (9) a segunda-feira (11), o XIII Encontro Nacional de Usuários Dosvox, que deve reunir quase 400 representantes de 19 estados. O evento está sendo organizado pelo Centro de Reabilitação Física (CRF), Assessoria de Políticas Públicas e Inclusão Social do município de Cascavel (APPIS) e o Programa de Reabilitação Baseado na Comunidade (RBC).
O Encontro, que acontece pela primeira vez em Cascavel, tem como objetivo garantir a plena participação dos indivíduos que, historicamente, fazem uso das suas facilidades, além de garantir um maior aproveitamento de todas as suas ferramentas, de forma que contribuam diretamente na formação educacional e no ingresso no mercado de trabalho.
Neste ano, segundo o coordenador do evento, Ivã José de Pádua, a universidade pleiteou junto à comunidade dos usuários Dosvox, a promoção do encontro nacional desse software em Cascavel, por entender que o evento vai contribuir na qualidade da utilização deste programa por todas as pessoas cegas e com baixa visão residindo no sul do país.
Sistema Dosvox - Desde 1993, o Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) está desenvolvendo o Dosvox. Este sistema possibilitou a inserção digital de pessoas com deficiência visual, ao longo de 17 anos de aperfeiçoamento, permitindo que seus usuários tenham ganhos significativos no âmbito educacional, profissional e em informações.
Cabe salientar alguns fatores que contribuem para a disseminação desse sistema: possui uma lógica de funcionalidade objetiva de fácil utilização; permite a autonomia de pessoas cegas e com visão reduzida no uso do computador, como leitura de textos digitais, editar, navegar na internet, etc.
Os usuários perceberam a necessidade de possuir um espaço para disseminar a operacionalidade desse software, de trocar experiências e socializar as soluções e inovações dos recursos técnicos ao longo dos anos. Pádua explica que por isso foram instituídos, a partir de 1998, os encontros nacionais de usuários Dosvox. “O evento na região sul do país contribuirá para a ampliação da participação dos usuários que residem na região” diz.
Nestes encontros são discutidos os avanços das tecnologias de informação e comunicação com o auxílio das ferramentas que constituem o Dosvox, além das discussões de outras tecnologias referentes à inclusão educacional e profissional das pessoas cegas e com baixa visão.