Umuarama vai sediar primeira etapa do Circuito de Software Livre 2010

O software livre domina as principais soluções de tecnologia da informação e comunicação desenvolvidas pela Celepar para os órgãos públicos nos últimos 7 anos
Publicação
05/04/2010 - 15:30
Com o apoio das secretarias de Assuntos Estratégicos (SEAE) e Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), universidades e prefeituras, a Companhia de Informática do Paraná (Celepar) abre no próximo final de semana a edição 2010 do Circuito Paraná de Software Livre, em Umuarama, na região Noroeste. Estão programadas nove edições do evento que acontece pelo quinto ano consecutivo, com o objetivo de promover a troca de experiências sobre os programas de computador de código aberto.
O software livre domina as principais soluções de tecnologia da informação e comunicação desenvolvidas pela estatal paranaense para os órgãos da administração pública estadual nos últimos 7 anos. Dos 841 sistemas hospedados atualmente no datacenter da Celepar, 128 foram desenvolvidos nesse modelo de plataforma. A companhia também mantém um repositório onde muitos desses programas estão disponíveis para downloads.
Várias de sua soluções estão sendo utilizadas por governos estaduais e prefeituras de todo o país, como são os casos da suíte de comunicação Expresso (correio eletrônico, catálogo, agenda e gerenciador de fluxo de trabalho), Diário Oficial Eletrônico (publicação e consulta de arquivos), Boletim de Ocorrências Unificado (BOU), controle e distribuição de medicamentos de dispensação excepecional (SISMDE), entre outros.
A opção pelo software livre faz parte das políticas estratégicas do Governo do Paraná desde 2003. De lá para cá, a estimativa é que o estado deixou de gastar mais de R$ 500 milhões com licenças e pagamento de royalties com softwares proprietários. Somente no Programa Paraná Digital, da Secretaria da Educação, a utilização de software livre nos mais de 44 mil computadores instalados nas 2100 escolas, a economia foi superior a R$ 75 milhões.
Palestras - Entre os temas que serão abordados no circuito, destacam-se a criação e gerenciamento de pacotes da distribuição Debian do sistema operacional GNU Linux, acesso à internet, melhoria na navegação e aumento de produtivididade com o Firefox, gestão de conteúdo através da ferramenta de construção de portais dinâmicos XOOPS (eXtensible, Objects Oriented Portal Systems), metodologia de migração para software livre, sistema multiterminal dos laboratórios do Programa Paraná Digital, Telefonia IP e redes convergentes e métodos e padrões da plataforma de desenvolvimento de sistemas Pinhão Paraná.
Além das palestras, também serão realizadas oficinas sobre BrOffice.org (editor de textos, planilha e apresentação), editor de imagens GIMP, desenhos vetoriais Inkscape e produtividade em geração de portais com a utilização da ferramenta XOOPS. Em Umuarama, o Circuito Paraná será realizado na Universidade Paranaense (UNIPAR), importante parceira da Celepar na realização do evento. A abertura será na sexta-feira (9), às 19h, com a presença de autoridades estaduais e regionais. As palestras e oficinas acontecem durante o sábado (10).

Serviço: Circuito Paraná de Software Livre
Etapa de Umuarama (região Noroeste)
Dias: 9 e 10 de abril
Local: campus da Unipar (rua Mascarenhas, 4282)
Inscrições e Informações clique aqui

GALERIA DE IMAGENS