As orientações da força-tarefa do programa Se Ligue na Rede, da Sanepar, têm surtido efeito no litoral. Em pouco mais de 15 dias de atividades de educação ambiental em Guaratuba, como parte das ações da Operação Viva o Verão, a equipe visitou 441 imóveis na bacia hidrográfica do Brejatuba I. Desses, 30,16% estavam irregulares e já regularizaram a situação. As visitas, sem data para terminar, têm por finalidade localizar e orientar os proprietários de imóveis que mantêm ligações irregulares ou clandestinas de esgoto.
As equipes da empresa têm visitado os imóveis junto com integrantes do Ministério Público, IAP e prefeitura. “Identificado algum tipo de problema, as informações são repassadas ao IAP e à Polícia Ambiental”, informa a diretora de Meio Ambiente e Ação Social da empresa, Maria Arlete Rosa. A diretora lembra que “a ação é uma diretriz governamental e será estendida para todo o Estado”.
O Batalhão de Polícia Ambiental e o IAP buscam orientar o usuário a firmar termo de compromisso da ligação. Caso contrário, é emitida, pelo IAP, a autuação e o termo circunstanciado. “Em situações em que se constata poluição direta às galerias pluviais ou de drenagem, o usuário é multado de imediato”, declara a diretora. A força-tarefa é realizada antes do início da temporada, como forma de prevenir transtornos durante as férias.
O coordenador-geral da Operação Viva o Verão 2006/2007 e secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, disse que se trata de um trabalho de conscientização de toda a comunidade para resolver o problema da balneabilidade.
Custo da ligação – Em outubro de 2004, a Sanepar baixou em 88% a taxa de ligação de esgoto. O objetivo da empresa foi garantir o acesso ao serviço ao maior número possível de pessoas. O preço da ligação foi reduzido de R$ 121,19 para R$ 14,80, e pode ser parcelado em até seis vezes. Para os inscritos na Tarifa Social da Sanepar, esse valor pode ser parcelado em até 12 vezes.
Os moradores de Guaratuba e veranistas que ainda não fizeram a ligação de esgoto podem obter mais informações pelo telefone da Sanepar – 115 - ou nos escritórios da empresa, em todo o Estado. Ou ainda, com o IAP, pelo telefone (41) 3442 1016.
Um terço dos imóveis visitados por força-tarefa regulariza ligação de esgoto
Em pouco mais de 15 dias, 441 proprietários de imóveis de Guaratuba foram orientados a ligar suas redes doméstica à da Sanepar
Publicação
18/12/2006 - 16:45
18/12/2006 - 16:45
Editoria
