O presidente da Companhia de Habitação do Paraná, Rafael Greca, vistoriou na quinta-feira (10) o conjunto residencial Afonso Sarábi, em Ibiporã, Norte do Estado. Com 231 unidades, o conjunto é um dos maiores em execução, voltado às famílias que ganham até um salário mínimo e que vão pagar prestações de R$ 55,00, em 72 parcelas. Os investimentos previstos são de R$ 2,2 milhões.
A obra já está 85% concluída e 50% das ligações de esgoto estão prontas. A previsão de entrega é de, no máximo, 60 dias. “São quase 2 mil pessoas de baixa renda beneficiadas por um conjunto que está localizado dentro da cidade. Além disso, este bairro novo de Ibiporã vai complementar as outras 600 obras, entre habitação e desvafelamento, que a Cohapar já realizou na mesma região”, afirmou Greca.
A visita foi acompanhada pelo prefeito Alberto Bacarin e pelo ex-prefeito Reginaldo Gomes Ribeirete, idealizador da obra, que doou o terreno à Cohapar. Bacarin ressaltou que as casas feitas pela Cohapar não são apenas a realização do sonho da casa própria. “O alcance deste projeto é muito maior. Quando fazemos habitação melhoramos a qualidade de vida do município em geral, pois geramos empregos e movimentamos a economia, ampliando o poder de compra de toda a população”, avaliou.
O projeto começou na gestão de Ribeirete. O ex-prefeito disse que a intenção era beneficiar pessoas com menos condições financeiras com moradias dignas. “Este terreno era improdutivo e não trazia retorno para a nossa cidade. Tivemos a preocupação de colocar estas famílias perto da cidade, assim facilitamos a vida de todos, que não precisam se deslocar muito quando vão para o trabalho ou para a escola”.
O conjunto residencial Afonso Sarábi é financiado pelo Programa de Subsídio à Habitação de Interesse Social (PSH), do governo Federal, sendo que a Cohapar contratou o empreendimento junto à Nossa Caixa, agente financeiro do estado de São Paulo. As casas têm 40 metros quadrados com dois quartos, sala, cozinha, banheiro, são construídas em alvenaria e coberta com telhas cerâmicas.