Última semana para visitar a exposição “Olhar subjetivo do pós-guerra”

Fotografias originais dos fotógrafos subjetivos ficam expostas até domingo (28) na Casa Andrade Muricy
Publicação
23/09/2008 - 18:29
Editoria
Esta é a última semana para visitar a exposição Fotografia Subjetiva – A contribuição alemã 1948-1963 na Casa Andrade Muricy. A mostra conta com 165 fotografias originais de fotógrafos que retrataram, dentre outras coisas, a vida alemã pós Segunda Guerra Mundial. O destino das pessoas, principalmente, as solitárias diante dos destroços da guerra, despertam compaixão e interesse nesses fotógrafos. Ao contrário das imagens nazistas, esses fotógrafos buscaram o olhar subjetivo da realidade, imagens semelhantes às pinturas. O resultado é a fotografia estrutural, de forma PB (preta e branca) e com valorização marcante de valores gráficos, como ilustram as primeiras imagens expostas “Gotas e reflexos” de Adolf Lazi e “Escamas sobre a asa de uma borboleta” de Carl Struwe. Adiante, destacam-se as obras de Peter Keetman, Marta Hoepffner, Otto Steinert, Hermann Claasen, Robert Häusser, Herbert List e Stefan Moses, entre outros. A entrada é franca. A exposição tem curadoria de J.A. Schmoll gen. Eisenwerth, e é uma parceria da Secretaria de Estado da Cultura com o Instituto Goethe de Curitiba. Movimento subjetivo - A tradição da “fotografia subjetiva” como vertente artística tem origem em Bauhaus (escola de design, artes plásticas e arquitetura que funcionou entre 1919 e 1933, na Alemanha), e nos pioneiros da fotografia experimental dos anos 20, que desejavam a foto no limite da expressividade e criatividade. O fotoform, grupo criado em 1949 por Wolfgang Reisewitz, foi um precedente importante desta corrente alemã. O fotoform reuniu jovens fotógrafos que tinham interesses iguais e vias independentes dos júris tradicionais. Seis deles integram a mostra na CAM: Otto Steinert, Peter Keetmann, Siegfried Lauterwasser, Toni Schneiders e Ludwig Windstoßer. O primeiro grande sucesso do grupo veio com o conceito da imagem fotográfica moldada, ou seja, pré-concebida na mente do fotógrafo. O grupo terminou em 1957. A segunda fase da “fotografia subjetiva” é retratada na mostra em “Steiner e seus discípulos”. Monika von Boch, Kilian Breier e Joachim Lischke foram alguns dos alunos de Otto Steiner que se destacaram na Escola de Artes de Saarbrücken. Já a área de fotojornalismo e fotografia de marketing são representadas com trabalhos de Robert Häusser e Stefan Moses. Serviço: Fotografia Subjetiva – A contribuição alemã 1948-1963. Coletiva fotográfica. Última semana de visitação na Casa Andrade Muricy (Alameda Dr. Muricy, 915 – Centro). Horário de funcionamento: de terça a sexta-feira, das 10h às 19h. Sábados e domingos das 10h às 16h. Entrada franca. Informações no telefone: (41) 3321-4798. Fotografia Subjetiva tem fotogramas originais dos fotógrafos: Adolf Lazi Carl Struwe Marta Hoepffner Herbert List Hermann Claasen Chargesheimer Helmut Lederer Otto Steinert Heinz Hajek-Halke Toni Schneiders Peter Keetmann Siegfried Lauterwasser Ludwig Windstober Erich vom Endt Monika von Bock Robert Hausser Kilian Breier Harald Bookmann Joachim Lischke Gunther Keusen Guido Mangold Stefan Moses Secretaria de Estado da Cultura Assessoria de imprensa (41) 3321 4844 imprensa@seec.pr.gov.br / www.seec.pr.gov.br