UTI do Hospital Regional do Sudoeste começa a funcionar

Dos 30 leitos de UTI do Hospital Regional do Sudoeste Walter Alberto Pecoits, 20 são destinados a adultos, oito para recém-nascidos e dois para crianças
Publicação
11/08/2010 - 15:10
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Entrou em operação na terça-feira (10) a Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital Regional do Sudoeste Walter Alberto Pecoits, em Francisco Beltrão. Com os leitos de UTI em funcionamento, o Hospital pode realizar atendimentos de alta complexidade, como gestações de alto risco e casos graves de trauma.
“O hospital segue o cronograma de implantação das novas unidades, que estão sendo colocados para funcionar em etapas. Com o início das atividades da UTI o hospital passa para uma nova fase”, explica o secretário estadual da Saúde, Carlos Moreira Júnior.
De acordo com o diretor Odoni Quintana, esta nova etapa dá ao hospital a possibilidade de ampliar a gama de procedimentos. “Com a UTI em funcionamento, podemos receber pacientes em estado crítico e prover o tratamento e cuidado integral que estes casos necessitam”, completou.
As equipes que atendem na Unidade de Terapia Intensiva são multidisciplinares e contam com médicos de diversas especialidades, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais, nutricionistas, fonoaudiólogos e dentistas.
ATENDIMENTOS - Bernardina Ferreira dos Santos, 24 anos, foi transferida para o Hospital Regional do Sudoeste após ter complicações em uma cesariana. “Antes de eu ir para o Hospital Regional, havia feito uma cesariana em outro hospital, tive sangramento e me assustaram muito. Fui enviada ao Hospital em Francisco Beltrão, lá me acalmaram e disseram que a operação não era necessária. Os médicos, as enfermeiras, todos os funcionários me trataram muito bem, é um orgulho esse hospital, indico a todos que precisarem”, contou.
Até início de agosto o hospital realizou 539 internamentos, 7.553 procedimentos e 356 cirurgias, entre eletivas e de urgência, em sua maioria procedimentos simples, como cirurgias de hérnia e de mandíbula. Ao todo 42 municípios são atendidos pelo hospital.
Além dos 30 leitos de UTI, o hospital também conta com seis salas de cirurgia, sendo duas para obstetrícia. Também é equipado com tomógrafo computadorizado, aparelhos de raio-X e de ultrassom.
Entre os vários serviços prestados pelo hospital estão a ultrassonografia, tomografia, raio-X, eletrocardiograma e teste de esforço. Equipes de psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e assistentes sociais também fazem parte do quadro do hospital. “Contamos com profissionais de diversas especialidades e realizamos diferentes procedimentos, tudo isso resulta em maior qualidade de atendimento a população”, destaca Quintana.
INVESTIMENTOS – O Governo do Estado investiu R$ 32 milhões em obras e equipamentos para o hospital, e os recursos utilizados são integralmente do Tesouro do Estado. Por mês, o governo investe R$ 2 milhões para manter a estrutura do Hospital. São 182 leitos, divididos em quatro alas, que são distribuídos em mais de 12 mil metros quadrados.

GALERIA DE IMAGENS