UEPG restaura prédio do antigo Fórum e faz campanha para resgatar sua história

Campanha de recuperação da memória fotográfica sobre o antigo prédio objetiva reunir material de apoio para o projeto de restauração
06/03/2008 - 15:17
Com uma campanha de incentivo à doação ou empréstimo de fotografias e documentos sobre o antigo Fórum da Comarca de Ponta Grossa, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) anuncia a restauração do prédio situado na rua Engenheiro Schamber 654, onde funcionou, até 2003, o Museu Campos Gerais, órgão vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais. Simultaneamente ao lançamento da campanha, a UEPG abre as comemorações dos 25 anos do museu. As pessoas interessadas em colaborar com a campanha “Em busca da memória fotográfica do antigo Fórum” podem entrar em contato com a direção do museu pelo telefone 42 3223 7766 e pelo e-mail museucamposgerais@uepg.br. “O projeto de restauro do antigo Fórum não somente estimula a pesquisa a respeito de imagens e registros que poderão enriquecer ainda mais o acervo dessa importante obra histórica para a cidade, mas também marca uma nova parceria do Museu Campos Gerais da UEPG com a comunidade ponta-grossense, que poderá contribuir com a doação ou empréstimo de documentos diversos”, assinala o professor João Carlos Gomes, reitor da universidade. Para devolver as instalações do prédio do Museu à sociedade de Ponta Grossa e região, o reitor da UEPG menciona a licitação promovida para a contratação da empresa que já trabalha no projeto de pesquisa de restauração do edifício. A empresa é a Pérgola Arquitetura, Construção e Restauração, de Porto Alegre (RS), cujos trabalhos deverão ser encaminhados ao Patrimônio Histórico e Artístico do Estado para estudos e aprovação, e depois à Caixa Econômica Federal, para pedido de financiamento das obras. “Esse projeto demonstra a preocupação e o respeito da UEPG pela preservação do patrimônio histórico e artístico-cultural da cidade, a exemplo do Cine-Teatro Pax, que se encontra em fase de obras de reformas de suas dependências”, diz o reitor João Carlos. MATERIAL DE APOIO - A campanha de recuperação da memória fotográfica sobre o antigo Fórum de Ponta Grossa objetiva também reunir material de apoio para o projeto de restauração do prédio, cuja pesquisa já foi iniciada, com a documentação disponível na Seção de Pesquisa e Iconografia do Museu Campos Gerais. “O restauro tem por finalidade recuperar as características arquitetônicas e artísticas originais do prédio, inaugurado em 1928”, diz o coordenador da campanha, Roberto Lamb. As fotos encaminhadas ao Museu Campos Gerais, seja por doação ou por empréstimo para reprodução digital, serão posteriormente mostradas em exposição que deverá marcar a reabertura do prédio do antigo Fórum. Depois de concluída a restauração, o Museu Campos Gerais retornará para as dependências do edifício histórico, em instalações que deverão proporcionar melhores condições para as exposições e a conservação de documentos e peças de valor histórico para a cidade e região. HISTÓRIA - Inaugurado em janeiro de 1928, com a presença do governador Caetano Munhoz da Rocha, o então novo edifício recebeu o Fórum da Comarca de Ponta Grossa, que antes funcionava no mesmo prédio que a cadeia local. Para realizar a obra, especialmente os detalhes da fachada e os trabalhos em madeira, foram recrutados mestres pedreiros e renomados profissionais da época. Os entalhes na madeira ficaram a cargo do artesão Roberto Amádio. Em seus primeiros anos, o Fórum compartilhou as amplas instalações com outras instituções oficiais. Ao longo do tempo, a ampliação dos serviços judiciários resultou na ocupação plena do edifício pelo Fórum, que permaneceu naquele endereço até março de 1982. Quase que exatamente um ano depois, em 28 de março de 1983, o prédio passou a ser ocupado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, com a inauguração do Museu Campos Gerais, sob a direção da professora Maria Aparecida César Gonçalves, na gestão do então reitor Daniel Albach Tavares. Após 25, o Museu tem um acervo eclético, resultado de estudos e pesquisas em história regional e nas ciências humanas, da saúde e geociências.