UEPG oferece doutorado na área de educação

Os interessados podem fazem suas inscrições entre os dias de 31 de janeiro e 15 de fevereiro de 2011
22/12/2010 - 16:10
A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual de Ponta Grossa anuncia a abertura de inscrições para a seleção ao Programa de Pós-Graduação em nível de Doutorado, para ingresso no primeiro semestre de 2011. Os interessados deverão se inscrever na Secretaria Acadêmica de Pós-Graduação Stricto Sensu (sala LP 112), no Centro Interdisciplinar de Pesquisa e Pós-Graduação (CIPP), de 31 de janeiro a 15 de fevereiro de 2011, das 13 às 17 horas; ou ainda pelo correio, com data de postagem até 14 de fevereiro.
O Programa de Pós-Graduação em Educação em nível de doutorado foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) em reunião do Conselho Técnico Científico da Educação Superior (CTC-ES), realizada de 6 a 10 de dezembro em Brasília. O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da (PPGE) UEPG, professor Jefferson Mainardes, comenta que a apresentação da proposta do Doutorado à Capes foi possível graças à trajetória do PPGE, com a oferta do Mestrado em Educação desde 1994. “O empenho da coordenação e dos docentes ao longo desses 16 anos, com uma produção continuada de docentes e mestrandos foram fundamentais para a aprovação da nossa proposta”, diz Mainardes, e informa que nesse período o curso soma 213 defesas de dissertações.
São oito vagas, sendo três para a Linha de Pesquisa Ensino Aprendizagem, e cinco para a Linha de Pesquisa História e Políticas Educacionais. Segundo Jefferson Mainardes, a linha Ensino Aprendizagem investiga as interfaces entre o ensino e a aprendizagem, considerando o ensino como processo multidimensional, as estratégias curriculares, metodológico-didáticas e as interações dos sujeitos das práticas pedagógicas na construção do conhecimento. Na linha de pesquisa História e Política Educacionais, os doutorandos terão acesso às pesquisas sobre aspectos históricos da educação e a análise dos processos de formulação, implementação e avaliação de políticas públicas.
Para a inscrição, os candidatos deverão atender a requisitos básicos. Entre eles, possuir título de mestre, obtido em curso recomendado pela Capes ou devidamente revalidado, quando obtido no exterior; possuir no mínimo uma produção qualificada nos últimos três anos (2008, 2009 e 2010), ou seja, livro, capítulo, artigo de periódicos ou trabalho completo publicado e apresentado em evento da área da Educação. O candidato deverá apresentar ficha de inscrição (disponível no endereço www.uepg.br/mestrados/mestreedu/), foto ‘3x4’ recente, fotocópia autenticada do diploma de Mestrado e do histórico escolar.
A lista de documentos ainda inclui currículo vitae (Plataforma Lattes), memorial descritivo, com análise da trajetória profissional e acadêmica; projeto de tese (com até 20 páginas); fotocópia dos principais trabalhos acadêmicos dos últimos três anos; lista de trabalhos e publicações resultantes da dissertação de Mestrado; formulário de conferência dos documentos; e comprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 120.
A primeira etapa da seleção será feita mediante análise do currículo vitae, do memorial e do projeto de tese. Os aprovados na primeira etapa passam para a etapa da entrevista (defesa do projeto de tese, com arguição). O resultado da primeira etapa será divulgado em 4 de março de 2011, com agendamento das entrevistas para a segunda etapa de 14 a 18 de março. O resultado final dos selecionados sai no dia 24 de março. As aulas terão início em 28 de março.
Mais informações no endereço www.uepg.br/mestrados/mestreedu/