A Ouvidoria da Universidade Estadual de Londrina (UEL) deve utilizar em breve o sistema OUV, o software livre usado desde 2003 pela Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral no gerenciamento dos atendimentos à população. “A nossa política é de que quanto mais instituições tiverem o programa, mais ele se fortalecerá”, salientou o coordenador Carlos Batista Soares, da Secretaria.
Durante visita feita esta semana à sede da Secretaria, em Curitiba, a ouvidora da universidade, Cristiane Vercesi, demonstrou interesse em implantar o OUV no órgão onde atua. “Recebemos cerca de 200 e-mails por mês com pedidos de informações e o programa vai nos auxiliar no controle das demandas”, afirmou.
De acordo com Cristiane – que está à frente da Ouvidoria da UEL desde o ano passado –, o público prioritário do setor é o interno, formado pelo corpo docente e demais servidores da instituição de ensino superior, e boa parte dos contatos é feita pessoalmente. Ela disse acreditar que, com o sistema, o atendimento será mais ágil.
Segundo o coordenador da Secretaria, a cessão do programa depende somente de um pedido formal feito pela UEL. “Depois disso, a universidade poderá usar o software e também adaptá-lo às suas necessidades. Estamos à disposição para dar todo o suporte técnico e treinamento que seja necessário no período de sua implantação”, concluiu Soares.
OUV – O sistema OUV foi criado por servidores da Ouvidoria e da Companhia de Informática do Paraná (Celepar). Com ele, a Gerência de Atendimento faz o encaminhamento das demandas da população para os órgãos competentes e envia as respostas aos interessados. Também é possível gerar diversos tipos de relatórios estatísticos de atendimentos, entre outras ferramentas.
Atualmente, vários órgãos e localidades já utilizam o OUV nas atividades das suas Ouvidorias, além da Secretaria Especial. O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), a Câmara Municipal de Cascavel, a ParanaPrevidência, o município de Almirante Tamandaré e o governo de Santa Catarina são alguns deles.