UEL vai começar construção de novo prédio da Clínica Odontológica

A primeira fase da obra deve durar um ano e terá 11 mil metros quadrados
07/12/2010 - 15:40

O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Nildo Lübke, dá início, nesta quarta-feira (8), às obras do novo prédio da Clínica Odontológica Universitária (COU) e da Clínica de Especialidades Infantis (Bebê-Clínica) da Universidade Estadual de Londrina. O prédio deverá abrigar o curso de Odontologia.
A solenidade está marcada para as 14 horas, no terreno anexo ao Hospital de Clínicas, e contará com a presença da reitora Nádina Aparecida Moreno, pró-reitores e diretores de Centros de Estudos. O secretário também vai inaugurar dois novos laboratórios construídos no atual prédio da clínica, no centro de Londrina.
O diretor da Clínica, professor José Roberto Pinto, informa que a obra representa um sonho de alunos, ex-alunos e professores de Odontologia. Foram liberados R$ 4,4 milhões para a construção de 11,2 mil metros quadrados. Os recursos são da Secretaria.
Nesta primeira etapa, prevista para durar um ano, deverá ser concluída toda a infraestrutura do prédio. A construção da segunda etapa depende de recursos de R$ 15 milhões, que deverão ser pleiteados junto às esferas estadual e federal.
Para o diretor trata-se de um investimento fundamental para a saúde da população da região. A Clínica mantém um pronto-socorro infantil que funciona oito horas por dia e um pronto-socorro adulto aberto 24 horas. Por ano, são atendidas 160 mil pessoas de toda a região, número que poderá ser dobrado a partir da construção do novo prédio.
Além do atendimento, a Clínica abriga o Curso de Odontologia da Universidade, um dos mais antigos da Instituição, que concentra a graduação, um mestrado, cinco especializações e três residências.
De acordo com o professor José Roberto, as atividades do curso e todo trabalho desenvolvido por professores e estudantes junto aos pacientes são prejudicados no prédio atual, que é da década de 1960, onde funcionou a antiga Faculdade de Filosofia e Direito, que originou a UEL. O prédio tem 7,5 mil metros quadrados, fica na Rua Piauí, área central, bem ao lado onde funciona o Colégio de Aplicação.
LABORATÓRIOS - Além de lançar a pedra fundamental da Clínica, o secretário Nildo Lübke deverá inaugurar oficialmente o Laboratório de Diagnóstico e Histopatologia e o novo Setor de Radiologia, que foram adequados em uma área já construída no atual prédio. Ao todo foram investidos R$ 143 mil em obras físicas e outros R$ 220 mil em equipamentos e material de consumo, recursos provenientes da Secretaria e do programa Pró Saúde, do Governo Federal.