O município de Tunas do Paraná, no Vale da Ribeira, recebeu neste sábado (31) a 20º etapa do Ação Cooperar, realizada pela Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) em parceria com o Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar). O programa, considerado um mutirão de cidadania, leva aos moradores serviços sociais de caráter imediato, informações sobre os programas sociais do Governo do Paraná, e atividades culturais e de recreação.
A intenção da Cohapar é realizar 14 etapas do programa em 2007, uma edição por mês na Região Metropolitana de Curitiba e outra no interior, sempre em municípios de baixo desenvolvimento humano, oferecendo à população serviços como a confecção da primeira via de carteiras de identidade e de trabalho, exames de saúde, cortes de cabelos, cadastros de programas sociais e, também, peças teatrais para as crianças.
“A diretriz do governador Roberto Requião é que o Governo do Paraná esteja perto de quem mais precisa, e quem mais precisa é quem está nos municípios de baixo desenvolvimento humano”, explica o presidente da Cohapar, Rafael Greca. O programa teve início em 2005, atendendo apenas os bairros da Capital e municípios da Região Metropolitana. Em fevereiro de 2007, a ação do Governo foi descentralizada e levada ao município de Nova Santa Bárbara, no norte do Paraná.
Com a ampliação do atendimento do Ação Cooperar, o Governo do Estado pretende promover e elevar a cidadania da população paranaense. “Tunas está em uma região antes esquecida, que começou a ser resgatada pelo governador Roberto Requião”, comenta Rafael Greca.
Na avaliação da prefeita da cidade, Nalinez Zanon, essa preocupação do Governo do Estado é bastante importante. “Programas do Governo como o Ação Cooperar, sem dúvida nenhuma, trazem efeitos positivos e beneficiam a nossa comunidade e sempre serão bem-vindas”, diz.
O município tem população de 4.063 pessoas, de acordo com as estimativas do IBGE (2006), e está em 369º lugar no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Paraná (0,686), segundo pesquisa PNUD de 2000 (IPEA/FJP). “A Cohapar e o Provopar uniram forças com a Prefeitura de Tunas para realizar a primeira grande Ação Cooperar neste ano de 2007. E queremos mais, vamos constituir um grupo de trabalho polivalente para erguer o IDH de Tunas”, enfatiza Rafael Greca.
Dando início a essas ações, o presidente da Cohapar e a prefeita Nalinez Zanon assinaram um protocolo de intenções para a construção de 50 unidades habitacionais pelo sistema de gestão comunitária. Neste sistema, o participante se responsabiliza, através da associação de moradores, pela construção da obra, sempre orientado por técnicos especializados.
Com esse protocolo, ficará a cargo do Município a doação de área onde o empreendimento da Companhia será implantando e a execução e manutenção das obras de infra-estrutura necessárias para a construção das unidades habitacionais. Para a Cohapar, cabe a elaboração dos projetos técnicos das obras e orientação da construção.
A prefeita Nanilez explica que a assinatura do protocolo de intenção com a Cohapar e Governo do Estado é o início do projeto para formação de uma nova cidade. “Queremos ver Tunas organizada, urbanizada e nada melhor do que ter Cohapar à frente desse projeto”, diz.
Para a presidente da Provopar, Lúcia Arruda, levar cidadania à população carente é o que há de mais gratificante. “Estamos levando à população de Tunas do Paraná um pouco de diversão e muito de cidadania e inclusão social. Por onde tem passado, o Ação Cooperar atraiu milhares de pessoas, a maioria excluída e sem acesso a serviços e atendimentos básicos”, enfatiza Lúcia Arruda.
“É muito bom ver a atuação de vários órgãos públicos e do voluntariado levando cidadania a uma população carente. O programa leva para a comunidade direitos e serviços que na maioria das vezes essa população nem sabe que existem”, diz a presidente da Provopar.
“Com certeza, o Índice de Desenvolvimento Humano de Tunas não será o mesmo depois do governo Requião. Será muito melhor e muito maior”, afirma o presidente da Cohapar.
O evento Ação Cooperar - Na etapa de Tunas do Paraná, a Cohapar, o Provopar e a Prefeitura, contaram com diversos parceiros da administração estadual, organizações governamentais e iniciativa privada.
A dona-de-casa Leila Rodrigues, 34 anos, se mostrou bastante satisfeita com os serviços oferecidos. “Foi ótimo ter esse evento aqui em Tunas, onde o povo é muito carente. Aqui não é preciso pagar, a qualidade do serviço é boa e também não tem burocracia”, diz. “Se não fosse por essa oportunidade, a minha filha não poderia fazer o documento de identidade”, completa.
Além disso, quem prestigiou o evento pôde concorrer ao sorteio de prêmios doados pela Cohapar e Provopar. Foram sorteados uma televisão de 20 polegadas, dois fogões e dois aparelhos de DVD.
Para as crianças, a programação foi especialmente preparada com muitas atividades. Um dos momentos mais concorridos foi a apresentação da peça teatral “Minha sonhada casinha”, produzida pela Cohapar em parceria com o Teatro de Bonecos Dadá.
Com roteiro criado pelo próprio presidente Rafael Greca, a peça tem como objetivo conscientizar adultos e ensinar crianças a zelar pelo local onde vivem, e esclarecer a população sobre o cadastramento nos programas oferecidos pela Cohapar. “As casas da Companhia de Habitação do Paraná são financiadas pela Caixa Econômica Federal e só são pagas depois que já estão prontas. Essa é a forma do governo do Estado fazer com que as famílias sejam donas da casa”, explica Rafael Greca.
Outra atração para os pequenos foi o teatro sobre Tabagismo, realizado em parceria com o Instituto de Oncologia do Paraná. A peça pretende evitar o contato de crianças de 7 a 12 anos com o cigarro, orientando sobre os males que o consumo de cigarro pode causar.
Os parceiros da Cohapar na 20ª etapa foram: Companhia de Informática do Paraná (Celepar); Companhia Paranaense de Energia (Copel); Defensoria Pública do Paraná; Departamento de Trânsito do Paraná (Detran); Secretaria do Meio Ambiente do Paraná (Sema); Ministério do Trabalho (DRT Curitiba); Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar); Cartório Distrital de Bocaiúva do Sul; Institutos de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem); Secretaria de Saúde do Município de Tunas do Paraná; Universidade Tuiuti do Paraná; Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR); Programa do Leite (SEED, SESA, SEAB) e Instituto de Oncologia do Paraná.
O evento foi realizado no Ginásio de Esportes Aníbal Khury, das 10 às 18 horas, proporcionando à população uma série de serviços. A próxima etapa do programa Ação Cooperar será realizada no bairro Butiatuvinha, em Curitiba.
Tunas do Paraná recebe serviços sociais do Governo do Estado
O município, no Vale da Ribeira, recebeu neste sábado (31) a 20º etapa do Ação Cooperar, realizado pela Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) em parceria com o Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar)
Publicação
01/04/2007 - 09:40
01/04/2007 - 09:40
Editoria