Trabalhadores que participaram de cursos de qualificação oferecidos pela Agência do Trabalhador de Curitiba, entre os anos de 1998 e 2005, podem comparecer à agência central para retirar o certificado de conclusão. “Hoje estamos com mais de 3 mil documentos que ainda não foram procurados pelos trabalhadores que finalizaram a capacitação. Isso só em Curitiba”, declara o responsável pelos cursos da Agência, Paulo Grolli.
Os cursos de capacitação são realizados por entidades como o Senai, Senac, Cefet, Senat e PUC/PR, contratadas com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), no Paraná administrados pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social. Todos os anos, a Secretaria oferece novos cursos, através da Agência do Trabalhador, para qualificar diversas turmas de pessoas interessadas em uma vaga no mercado de trabalho.
“Oferecemos qualificação gratuita para aprimorar os conhecimentos de quem busca um emprego. Mas um certificado parado não pode ser levado em consideração, por isso, pedimos que as pessoas que participaram dos cursos retirem os certificados”, convoca o secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Padre Roque Zimmermann. “Deixando os certificados na agência, os trabalhadores estão perdendo a oportunidade de enriquecer seus currículos e conseguir uma vaga no disputado mercado de trabalho”, completa.
Entre os cursos oferecidos para qualificação de trabalhadores estão o de manipulador de alimentos, cobrador de ônibus, reciclagem para condutores de transporte coletivo, condução econômica e operador de empilhadeira. Todos os documentos estão disponíveis na Agência do Trabalhador central de Curitiba, que fica na Rua Pedro Ivo, 744. Informações sobre vagas de empregos e outros cursos também podem ser obtidas neste endereço ou pelo telefone (41) 3883-2200.