Três escritores lançam livros na Biblioteca Pública neste mês

Publicações para adultos e crianças incluem prosa e poesia
13/08/2008 - 14:30
Três livros serão lançados na Biblioteca Pública do Paraná neste mês. O primeiro será nesta quinta-feira (14). O escritor Carlos Hugo Reyes recebe amigos e convidados para sessão de autógrafos, a partir das 17h, no lançamento de “Folhas secas ao vento”. No dia 21 (quinta-feira), às 15h, Jovina Alves da Silva traz “No verde há vida, esperança e poesia”. No dia seguinte, sexta-feira (22), será lançado “Cadê a flor?”, de Rita Mattar, também às 15h. “Folhas secas ao vento” mostra o dia-a-dia familiar com os comportamentos de duas irmãs, que dão rumos diferentes às suas vidas. É uma leitura para pensar e refletir sobre assuntos do cotidiano. A chave desta viagem é valorizar melhor a vida e as pessoas que nos cercam. Reyes nasceu na Argentina e chegou ao Brasil em 1979. É engenheiro mecânico de profissão, ciclista por opção. Acometido pela doença de Parkinson há dez anos, começou a escrever e, em 2004, lançou seu primeiro livro. POEMAS – Jovina Alves da Silva reúne 40 poemas no livro “No verde há vida, esperança e poesia!” A autora, que já conquistou prêmios, diz que “no verde das matas há vida, beleza, quietude, esperança e harmonia. O homem tem obrigação de zelar por tudo isso. A natureza faz parte da vida”. Para Jovina, o homem e a natureza são casados, um faz parte do outro. “Se a natureza morrer, o homem também morre.” A escritora publicou a coletânea de poesias “Nova era nova poesia”, em 1986. Foi ganhadora do 3.º lugar com honras ao mérito com o texto teatral “A morte do malandro”, no Instituto Bertolt Brecht. Participou em Antologias na Mirantes Editorial (SP) com as poesias “Pupilas” e “Sopro do mar”. Participou de gravação do disco de Gilmar de Oliveira com a música “Lágrimas de um poeta”, de sua autoria. Publicou, também, a “Fera do Tarumã”, livro de contos regionais; e “Encanto do conto infantil”. INFANTIL – Em “Cadê a flor”, Rita Mattar quer divertir, emocionar, brincar e envolver as crianças num mundo onde as palavras têm ritmo, som e cor. “As ilustrações do Daniel, a arte da Nara, a correção da Sonia, a foto do Carlos, somados ao texto, convidam cada criança a ser mais feliz”, diz a escritora, que está lançando seu segundo livro. Natural de Curitiba, teve sua formação profissional na Prefeitura e escolas particulares como professora do ensino fundamental, diretora e orientadora educacional. Paralelo ao trabalho com educação, esteve sempre presente a música e o canto. A combinação educação e arte a encaminhou para histórias que têm por objetivo alimentar a fantasia e a imaginação da criança, como elemento fundamental do desenvolvimento do ser humano.