Campina Grande do Sul e Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba, e Londrina, no Norte do Estado, foram escolhidas pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para a implantação de feiras populares com produtos da agricultura familiar. Foram 127 municípios de todo o Brasil que apresentaram propostas para receber os recursos, mas apenas 13 projetos foram aceitos. O Governo do Paraná ofereceu apoio técnico aos participantes do edital, que receberam orientação sobre documentação e tiveram acompanhamento na elaboração das propostas.
De acordo com o secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Nelson Garcia, o objetivo era garantir que o maior número possível de cidades paranaenses fossem escolhidas. “Dos 27 Estados, somente sete foram contemplados. Apenas no Paraná e no Rio Grande do Sul foram aceitos mais de dois projetos”, explica ele.
Também receberão os investimentos, municípios de Pernambuco, Maranhão, Minas Gerais, Goiás, e Bahia. Cada cidade pode ter entre R$ 100 mil a R$ 350 mil para a implantação da feira. Os recursos devem ser utilizados para a aquisição de material de consumo, compra de equipamentos permanentes, barracas, capacitação e contratação de mão de obra.
“O programa de feiras populares é importante porque estimula os pequenos produtores rurais e garante que a produção deles seja comercializada em espaços adequados. Além disso, a população destas cidades é beneficiada e pode encontrar frutas e verduras frescas de qualidade, vindas direto do campo”, ressalta Garcia.
Para a seleção dos municípios, o MDS adotou critérios de pontuação que levam em conta a caracterização da realidade socioterritorial; a capacidade de gestão e integração das políticas de desenvolvimento social e combate à fome e, também, a qualificação da proposta apresentada.
Três cidades paranaenses terão recursos federais para feiras da agricultura familiar
Governo do Estado ofereceu apoio técnico aos municípios que participaram do edital do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Publicação
05/10/2009 - 12:58
05/10/2009 - 12:58
Editoria