A secretária da Criança e da Juventude, Thelma Alves de Oliveira, participou, quarta-feira (25), da abertura da Capacitação do Programa Liberdade Cidadã para as Medidas Socioeducativas de Meio Aberto, para 152 municípios da região de Londrina, no Norte do Paraná. Até sexta-feira (27), cerca de 200 profissionais que trabalham na execução das medidas de Liberdade Assistida (LA) e Prestação de Serviços à Comunidade (PSC) participam do evento.
Responsável pelo assessoramento técnico e financeiro desses programas, realizados por prefeituras ou entidades, a Secretaria da Criança e da Juventude realiza anualmente treinamento dos profissionais que atuam diretamente com os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto. Hoje, mais de 7 mil adolescentes em todo o Paraná estão nesse regime.
Depois da etapa de Londrina, serão realizados eventos em Curitiba, entre 2 e 4 de dezembro, para atender 112 municípios, e em Foz do Iguaçu, de 9 a 11 de dezembro, com a participação de 210 municípios da Região Oeste.
São convidados para participar da capacitação profissionais das áreas de saúde e educação que integram a rede de proteção às crianças e adolescentes, servidores que atuam diretamente no atendimento aos adolescentes em cumprimento de medida de privação e restrição de liberdade, representantes do Poder Judiciário, Ministério Público, conselheiros de direitos e tutelares.
Thelma debateu situações de violência envolvendo adolescentes e jovens, analisando o contexto da sociedade, da família e do Estado. A advogada Liliane Gonçalves Saraiva, ex-presidente da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) do Rio Grande do Sul, abordou a metodologia dos programas de meio aberto e falou sobre o trabalho do realizado à frente do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cededica) programa de execução de medidas socioeducativas em meio aberto de Santo Ângelo (RS).
Na programação são previstas oficinas sobre medida socioeducativa em meio aberto e metologia de atendimento em Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade.
O evento, que em Londrina é realizado no Hotel Londristar, é uma oportunidade para pesquisadores e profissionais que trabalham na área da socioeducação apresentarem trabalhos científicos e divulgarem suas experiências de trabalho.
Treinamento sobre medidas socioeducativas é levado a 152 municípios do Norte do Estado
Participam profissionais que trabalham com adolescentes nas medidas de Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade
Publicação
26/11/2009 - 16:00
26/11/2009 - 16:00
Editoria