Treinamento orienta técnicos para registrar produtos de origem animal

A responsabilidade pela fiscalização passou para a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento em junho
Publicação
02/12/2010 - 15:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento treinou, quarta (1) e quinta-feira (2), cerca de 25 técnicos do Serviço de Inspeção do Paraná (SIP), que vão fazer o registro de alimentos de origem animal nas indústrias. De acordo com a Lei Estadual 16.531, é de responsabilidade do SIP o registro dos estabelecimentos de abate e produção de alimentos de origem animal, quanto ao registro dos alimentos produzidos.
Antes, essa responsabilidade era da Secretaria da Saúde e passou para a da Agricultura em 23 de junho deste ano. “Com o treinamento, os técnicos vão saber a forma correta de registrar os alimentos de origem animal”, disse o coordenador do treinamento, Abdel Naser.
O registro dos alimentos é importante principalmente para o consumidor, que terá garantia da sanidade do produto de origem animal que comprar. Naser lembrou que a alteração de responsabilidades será favorável tanto para os técnicos quanto para os estabelecimentos. “Os técnicos também serão beneficiados, pois permanecerão mais tempo dentro da indústria. E vai facilitar também para os estabelecimentos que poderão fazer o registro da área de produção e dos produtos no mesmo local”, disse o coordenador.
Com o registro dos alimentos, a Secretaria da Agricultura terá controle sobre o que o estabelecimento produz e poderá saber se a indústria está dentro das boas práticas de produção. Para Naser, o registro estará garantindo ao consumidor que o estabelecimento não adulterou os ingredientes do produto. “O registro trará tranquilidade para o consumidor, que saberá com certeza, que o produto que adquiriu está de acordo com a legislação vigente”, completou o coordenador.

GALERIA DE IMAGENS