Um grupo de 150 turistas alemães, passageiros do transatlântico Maxim Gorki, desembarcou neste sábado em Paranaguá para fazer um passeio em Curitiba. Outros 80 passageiros tomaram um avião com destino a Foz do Iguaçu. O Maxim Gorki recoloca o Paraná na rota de cruzeiros de luxo. O navio atracou com 504 passageiros e 342 tripulantes às 6 horas da manhã e deixaria o porto às 22 horas com destino a Santa Catarina.
A embarcação foi recepcionada por autoridades locais – entre eles o como o deputado estadual Mário Roque e o diretor empresarial da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, Ruy Alberto Zibetti.
O secretário de Estado do Turismo, Celso de Souza Caron comemorou a chegada do navio. Desde o segundo semestre de 2007, o Governo do Paraná trabalha para recolocar o Estado na rota dos transatlânticos de luxo. “Temos feito prospecção em feiras internacionais e junto à Associação Brasileira dos Representantes das Empresas Marítimas. Na temporada 2008/2009, mais navios de cruzeiro vão parar em nosso Litoral”, disse Caron.
Os passageiros do Maxim Gorki que foram a Curitiba retornaram ao navio às 17h30. Os turistas que viajaram a Foz tinham chegada prevista para as 19h30.