O Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Paraná - Ipem/Pr, criado pela Lei Estadual nº 5.652 de 6 de outubro de 1967, comemorou nesta segunda-feira (15) o Dia do Consumidor. De acordo com o diretor presidente do Instituto, Marco Antonio Lima Berberi, “o Ipem, ao longo desses anos, tem aprimorado mecanismos sempre visando proteger os consumidores”.
O Ipem desenvolve atividades no campo da Metrologia Legal e da fiscalização de bens e serviços, com atuação em todos os municípios do Paraná. Conta com a sede em Curitiba e as Gerências Regionais de Londrina, Maringá, Guarapuava e Cascavel. “O conceito de missão institucional é a defesa da cidadania, das relações empresa-consumidor e do suporte financeiro, científico e tecnológico para a indústria brasileira na área da qualidade”, acrescenta o presidente.
Com uma Ouvidoria, o Ipem aceita sugestões e verifica denúncias e reclamações. O telefone para contato é o 0800 645 0102. Os consumidores que acessarem o site www.ipem.pr.gov.br também encontram um link com o Portal do Consumidor. Nesse Portal, mantido pelo Inmetro, são publicadas notícias, informações e dicas de consumo.
SERVIÇOS - Tendo o foco na busca da excelência, o Ipem desenvolve suas funções por meio da prestação de serviços. A verificação de balanças, bombas medidoras, taxímetros, radares, entre outros instrumentos, faz parte das atividades do Instituto. Também fiscaliza produtos pré-medidos da cesta básica, entre os quais carnes e derivados, azeites, óleos, doces, produtos de limpeza, produtos de higiene, e produtos cerâmicos, material de construção e outros.
Além disso, fiscaliza produtos com a conformidade avaliada ou regulamentada como brinquedos, capacetes, extintores de incêndio, panelas de pressão, pneus, plugues, tomadas, produtos têxteis, entre outros. E, ainda, veículos transportadores de produtos perigosos, calibração de pesos, balanças, termômetros, entre outros.
O Ipem desenvolve atividades no campo da Metrologia Legal e da fiscalização de bens e serviços, com atuação em todos os municípios do Paraná. Conta com a sede em Curitiba e as Gerências Regionais de Londrina, Maringá, Guarapuava e Cascavel. “O conceito de missão institucional é a defesa da cidadania, das relações empresa-consumidor e do suporte financeiro, científico e tecnológico para a indústria brasileira na área da qualidade”, acrescenta o presidente.
Com uma Ouvidoria, o Ipem aceita sugestões e verifica denúncias e reclamações. O telefone para contato é o 0800 645 0102. Os consumidores que acessarem o site www.ipem.pr.gov.br também encontram um link com o Portal do Consumidor. Nesse Portal, mantido pelo Inmetro, são publicadas notícias, informações e dicas de consumo.
SERVIÇOS - Tendo o foco na busca da excelência, o Ipem desenvolve suas funções por meio da prestação de serviços. A verificação de balanças, bombas medidoras, taxímetros, radares, entre outros instrumentos, faz parte das atividades do Instituto. Também fiscaliza produtos pré-medidos da cesta básica, entre os quais carnes e derivados, azeites, óleos, doces, produtos de limpeza, produtos de higiene, e produtos cerâmicos, material de construção e outros.
Além disso, fiscaliza produtos com a conformidade avaliada ou regulamentada como brinquedos, capacetes, extintores de incêndio, panelas de pressão, pneus, plugues, tomadas, produtos têxteis, entre outros. E, ainda, veículos transportadores de produtos perigosos, calibração de pesos, balanças, termômetros, entre outros.