Trabalho desenvolvido pela Ouvidoria chama a atenção do Rio Grande do Sul

A ouvidora gaúcha Ana Lúcia Piccoli e a assessora Silvia Cristina Lourenzi visitaram a sede da Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral
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23/05/2008 - 11:40
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A estrutura, a história, a metodologia de trabalho e o sistema de encaminhamentos da Ouvidoria, setor da Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral, foram apresentados, nesta semana, para a ouvidora-geral do Rio Grande do Sul, Ana Lúcia Piccoli, e a assessora Sílvia Cristina Lourenzi. “Nos encontros regionais que participamos, a instituição do Paraná era citada por sua boa estrutura e sistema ágil de atendimento. Isso fez com que tivéssemos a curiosidade de conhecer o órgão”, disse Ana Lúcia. Segundo o coordenador da Secretaria, Carlos Batista Soares, representantes de diversas cidades paranaenses e de outros Estados têm procurado a Ouvidoria para conhecer suas atividades. “Para a equipe, é uma satisfação saber que nosso trabalho serve de modelo para outras localidades. Devemos isso ao pioneirismo do Paraná no ramo de ouvidorias públicas e à qualidade dos serviços prestados para a população há 17 anos”, salientou. Durante a visita, foi apresentado às servidoras o Sistema OUV, software livre desenvolvido por funcionários da Secretaria e da Companhia de Informática do Paraná (Celepar), com que é feito o encaminhamento on-line dos registros da população e o envio de respostas aos interessados. Outras ferramentas do programa – como a geração de relatórios estatísticos e a edição de cartas mandadas aos cidadãos e ouvidores – também foram explicadas a elas pelo analista da Celepar, João José Garcia. De acordo com Ana Lúcia, o sistema utilizado pelo governo paranaense é é bastante consistente para a função a que se destina. “Nós chegamos a conhecer outros programas que não geravam tantos bons resultados para uma Ouvidoria. Ficamos bastante impressionadas com o OUV e com os trabalhos da Secretaria, que acabarão servindo de modelo para a Ouvidoria-Geral gaúcha, que existe há um ano”, destacou. A ouvidora garantiu que há a possibilidade do Rio Grande do Sul passar a usar o programa paranaense no gerenciamento dos atendimentos que são feitos por telefone, carta, e-mail e pessoalmente na sede do órgão, que fica ao lado do Palácio Piratini, em Porto Alegre. “Agora vamos repassar as informações que colhemos para a equipe de informática do governo. Com isso pretendemos aprofundar o contato com o Estado do Paraná e estudar a cessão do OUV”, adiantou. ESTRUTURA – Na ocasião, o coordenador da Ouvidoria paranaense também fez um resumo dos trabalhos da instituição, que recebe as solicitações, críticas e sugestões dos cidadãos, faz uma triagem das demandas e as encaminha para os órgãos responsáveis para averiguação. Ele ressaltou, ainda, a importância das atividades realizadas pelos setores de Corregedoria e Políticas Públicas, e pelo serviço social Procuro Você, que auxilia na localização de familiares que perderam o contato entre si. Além de Soares e Garcia, recepcionaram as visitantes na instituição em Curitiba o coordenador de Corregedoria, Ricardo Luiz Lima Muniz Oliva; a gerente de Atendimento, Fabiane Mazur Bizi Barbalho; a servidora da Consultoria Jurídica, Erika Azevedo Sanches, e o responsável pelo Núcleo de Informática e Informação da Secretaria, Eloi Mendes Lima.

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