Trabalhadores na hotelaria recebem certificados de cursos preparatórios para a Copa do Mundo 2014

A meta é qualificar, até o final de 2012, 19 mil profissionais para atuar na linha de frente e gerência média dos meios de hospedagem
Publicação
10/12/2010 - 17:00
Editoria
Cerca 300 trabalhadores da rede hoteleira do Litoral e Curitiba recebem certificados de conclusão de cursos da Escola Virtual dos Meios de Hospedagem em duas solenidades nesta segunda-feira (13) às 10 horas, no Hotel Santa Paula, em Guaratuba, e, às 16 horas, no Camboa Hotel, em Paranaguá. Na terça-feira (14), às 19 horas, trabalhadores na hotelaria curitibana fazem parte da primeira turma qualificada pelo Programa Bem Receber Copa, no Centro de Convenções de Curitiba.
Com o slogan "O Sucesso do Brasil na Copa está em Nossas Mãos", o programa pretende qualificar, até o final de 2012, 19 mil profissionais para atuar na linha de frente e gerência média dos meios de hospedagem com metodologia de educação à distância, adotada pela Escola Virtual dos Meios de Hospedagem. Além da qualificação profissional, promoção e imagem, requalificação do parque hoteleiro e infraestrutura turística segmento hoteleiro.
“Todo o material didático será fornecido gratuitamente pela Escola Virtual e a única contrapartida do hotel é o compromisso de criar as condições necessárias para que seus colaboradores participem dos cursos. Isso significa designar um gestor para acompanhar o desenvolvimento e o progresso da capacitação de seus profissionais, bem como disponibilizar espaço e computadores com acesso à Internet para que façam as atividades”, informou a coordenadora do programa Márcia Anacleto.
Segundo a coordenadora, aprendizado contempla estudos individualizados, atividades e tutoria via internet, encontros presenciais e plantões de dúvidas. Os encontros presenciais serão realizados na cidade dos participantes no início e ao longo dos cursos. Os plantões de dúvidas serão realizados por instrutores nos próprios locais de trabalho dos participantes.
Cada curso tem duração de cinco meses, compondo uma carga horária total de 200 horas.
Os participantes aprovados serão certificados pela Escola Virtual dos Meios de Hospedagem e o hotel que tiver 80% de seus funcionários certificados receberá o selo "Bem Receber Copa 2014". As inscrições dos cursos, com inicio em março de 2011 já podem ser realizadas pelo e-mail marcia.evmh@gmail.com”, assinalou ela.
O programa pretende qualificar 306 mil profissionais do turismo até 2013, com metodologia adotada pelo MTur, em cursos presenciais e a distância. Nessa conta, incluem-se todos aqueles profissionais da chamada “linha de frente”, ou seja, aqueles que terão contato direto com os turistas da Copa, em diversas áreas. No primeiro momento serão atendidos: motoristas, camareiros, garçons, recepcionistas, pessoal de aeroportos, entre outros.
“O objetivo da Escola Virtual dos Meios de Hospedagem é preparar e qualificar os profissionais que trabalham em hotéis, pousadas, resorts e demais meios de hospedagem”, explicou o secretário estadual da Copa Algaci Túlio. A instituição foi criada pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH, em parceria com o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil – FOHB, a Associação Brasileira de Campismo – ABRACAMP, a Associação Brasileira de Resorts – ABR.