Representantes do Sindicato dos Metalúrgicos e trabalhadores da categoria estiveram reunidos com o secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Padre Roque Zimmermannn. O objetivo do encontro é abrir o canal de negociação para atender os trabalhadores da Audi-Volkswagen com problemas de saúde. O Ministério Público levantou 159 casos de funcionários da empresa que estão com doenças profissionais previstas no CID (Código Internacional de Doenças).
Segundo Núncio Mannalla, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos, em duas audiências feitas com o Sindicato, a empresa, o Ministério Público do Trabalho e a DRT (Delegacia Regional do Trabalho), a diretoria da Audi negou a existência da doenças. “Cerca de 90% dos trabalhadores diagnosticados estão com problemas nas articulações do membro superior: mãos, braços e ombros”, revela. “A Audi-Volkswagen não emite CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) conforme determinação da Lei para não assumir responsabilidades”, conclui Manalla.
Padre Roque assumiu compromisso com os trabalhadores e solicitou o agendamento de uma reunião com o diretor presidente da Audi-Volkswagen, Thomas Schmall. Na próxima exta-feira ele vai à empresa para negociar um canal de abertura para discussões sobre a saúde e condição de trabalho dos funcionário. “Pretendemos reativar o setor de segurança e saúde no trabalho da secretaria para atuar exclusivamente em questões como esta”, diz.