Terminou nesta terça-feira (15), na Agência do Trabalhador de Curitiba, o curso de qualificação profissional para pessoas com deficiência, realizado para atuação na área de programação de computador. O secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Nelson Garcia, entregou os certificados para os 40 participantes do treinamento.
Desde o início do curso, os trabalhadores já estavam contratados pelo Banco HSBC para desempenhar a função. Agora, com a conclusão das aulas, aguardam a chamada da empresa para começar a trabalhar efetivamente. “O Paraná está adiantado em relação à inclusão de deficientes no mercado formal de trabalho. Nossa grande satisfação é a luta de todos os participantes para chegar a este resultado. A contratação já é garantida, agora depende de cada um”, disse Nelson Garcia.
Na opinião do secretário, as pessoas não querem apenas receber assistência social, como ganhar cestas básicas, mas sim conseguir um emprego com carteira assinada e garantir sua própria renda. “E o Governo do Paraná proporciona este direito ao trabalhador”, diz.
CAPACITAÇÃO – O treinamento teve duração de três meses e foi realizado em parceria entre a Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Banco HSBC e Instituto Aprender e Trabalhar. As aulas aconteceram na Agência do Trabalhador Central de Curitiba.
A coordenadora de Intermediação de Mão de Obra, Angela Carstens, afirma que os alunos estão saindo do curso preparados e qualificados para o mercado, que está cada vez mais competitivo. “Pudemos contar com todo o apoio do secretário Nelson Garcia, e alcançamos o sucesso. Sempre trabalhamos com a conscientização dos empresários para a importância do cumprimento das cotas para trabalhadores com deficiência”.
Segundo o especialista de Recursos Humanos do HSBC, Luiz Carlos Moura, o início do trabalho dos novos funcionários será acompanhado para que sejam feitas avaliações e adequações necessárias. “Estamos satisfeitos com o trabalho desenvolvido pela Secretaria, em tudo que pedimos e precisamos fomos atendidos. Acredito que todos aqui possuem capacidade para desempenhar a função na área de informática da empresa”, enfatiza.
De acordo com o coordenador do Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência no Paraná (PPD), José Simão Stczaukoski, o objetivo é conseguir parcerias como esta com outras empresas e continuar com a ação de qualificação e inserção no mercado de trabalho.
Luciana Cruz de Borba, uma das contratadas, possui graduação em processamentos de dados mas nunca trabalhou na área. “Não consegui emprego porque as vagas sempre exigiam experiência, que eu não tinha, então trabalhava sempre com administrativo. Agora com o curso estou capacitada e vou exercer a função que me formei e sempre sonhei. Esta é uma realização”, conta.
Trabalhar na área de informática também era um objetivo de Marlon Casagrande. Ele diz que a capacitação foi completa, com conteúdo muito satisfatório. “Sei que agora estou pronto para o mercado de trabalho”, diz.
A nova funcionária do HSBC, Soraya Zechner, já havia trabalhado na administração de um banco e está confiante. “Tenho experiência com este tipo de empresa. Junto com tudo que aprendi na qualificação, com excelentes professores, tenho certeza que me dedicarei e farei um bom trabalho”.
Trabalhadores com deficiência concluem curso de qualificação
O secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Nelson Garcia, entregou os certificados para os 40 participantes do treinamento, que já estão contratados pelo Banco HSBC
Publicação
15/09/2009 - 17:11
15/09/2009 - 17:11
Editoria