Torcer pela seleção com novo televisor requer pesquisa

Procon orienta a consumidor pensar se é necessária a troca do aparelho de televisão
Publicação
07/06/2010 - 15:10
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Os fãs de futebol se tornam muito importantes para a economia em ano de Copa do Mundo. Disparam as vendas de televisores, bebidas e artigos relacionados à seleção brasileira. O Procon-PR recomenda ao consumidor que tome cuidados para evitar problemas e que realize sempre pesquisa de preços para não comprometer o orçamento doméstico.
“Os consumidores, em período de Copa, muitas vezes, compram um televisor com nova tecnologia. Vale lembrar que, se possuem uma boa televisão, mesmo que não seja de última geração, é preciso analisar se há necessidade do gasto, que pode comprometer o seu orçamento. Ele deve avaliar se realmente este é o momento de efetuar a troca do televisor”, salienta a coordenadora do Procon, Ivanira Gavião Pinheiro.
Se a opção for adquirir um novo produto, é preciso pesquisar, pois existem vários tipos e modelos no mercado, desde aparelhos de telefonia móvel (celular), televisões portáteis até os de última geração que permitem a ver imagens em três dimensões.
A maior procura tem sido por aparelhos de televisão de alta definição e, nessa hora, deve-se ter muita atenção, pois há os de LCD (Liquid Cristal Display ou tela de cristal líquido), LCD 3D (LCD com tecnologia 3D), plasma (indicado para ambientes escuros) e as novas Led LCD. “O consumidor deve definir o aparelho que deseja comprar e realizar pesquisa de preços em diversos estabelecimentos, uma vez que as diferenças podem ser signficativas”, orienta Ivanira.
O Procon-PR alerta que a tecnologia utilizada interfere no valor do produto e que a qualidade da imagem pode variar com o ambiente em que será utilizado. É recomentável que o consumidor conheça os detalhes técnicos dos diversos modelos, escolhendo o que for mais indicado para a sua finalidade. Seja qual for a escolha, deve saber o preço à vista e a prazo, bem como os juros embutidos no financiamento.
TORCEDORES – O comércio também oferece uma série de produtos para os torcedores, que precisam estar atentos em relação à camisa e aos produtos oficiais, que são produzidos exclusivamente pela marca patrocinadora de material esportivo da seleção e têm custo elevado. O Procon lembra ainda que muitas empresas oferecem promoções de camisas e brindes e que, normalmente, esses produtos são oficiais da promoção e não da seleção.
Bares e restaurantes são opções procuradas por muitos torcedores para assistir aos jogos. Vale lembrar que no Paraná está proibida por lei a cobrança da consumação mínima e não existindo apresentação artística ao vivo não pode ser exigido o pagamento do couvert artístico. Já a taxa de 10% é optativa e não deve ser acrescida à conta do cliente.

GALERIA DE IMAGENS