Nesta quinta-feira (28) foi a vez do município de Toledo, região oeste do Estado, receber equipamento que irá possibilitar geração de emprego, renda e inclusão social nas ações de reciclagem desenvolvidas pelo município.
“É muito importante que se invista em conscientização também. Os investimentos são muito bem vindos para o município e proporciona o desenvolvimento urbano e também humano”, destaca o prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato.
Já o equipamento entregue faz parte do projeto “Paraná e Tetra Pak em Ação”, que tem o objetivo de garantir o escoamento sustentável para a reciclagem das embalagens.
Para o secretário municipal do meio ambiente de Toledo, Deomar Marino Hoffmann, o equipamento visa garantir sustentabilidade e agilidade nos ganhos provenientes da coleta seletiva. “É uma importante ajuda que também motiva a acelerar o processo da criação de uma cooperativa de reciclagem para o município que já está em andamento”, garante o secretário.
GESTÃO – Atualmente o município de Toledo possui um cadastro com os recicladores do município e cinco pontos de coleta espalhados na cidade. Além do valor pago aos recicladores é também fornecido uma cesta básica a cada 200 Kg de lixo recolhido. Além disso, a prefeitura também possui convênios com instituições como a Associação de Pessoas com Deficiência Auditivas (Apada), a Cooperativa de Mulheres Sociais em Ação (Coopermesa) e Centro de Atenção Psicosocial que desenvolvem um trabalho com os produtos recicláveis recolhidos.
INVESTIMENTOS - Durante a entrega da prensa feita em parceria com a Tetra Pak que será utilizada para ações de reciclagem o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues também anunciou o recurso na ordem de R$ 165 mil firmada entre a Sema, Associação Brasileira das Indústrias de Limpeza e Produtos Afins (Abipla) e Associação Brasileira de Indústrias de Higiene Pessoal e Cosméticos (ABIHPEC) por meio do Programa Desperdício Zero.
“São investimentos que irão proporcionar melhores condições para que os municípios possam desenvolver do seu trabalho em prol do meio ambiente. Todos eles conquistados em parceria das empresas geradoras de embalagens que estão cumprindo com suas responsabilidades”, enfatizou o secretário Rasca Rodrigues.
O recurso de R$ 165 mil anunciado para o município de Toledo tem um plano de trabalho que prevê a aplicação de recursos em equipamentos, capacitação e divulgação.
TETRA PAK - Desde o início do projeto foram mapeados e cadastrados mais de 200 cooperativas no portal Rota da Reciclagem www.rotadareciclagem.com.br
A ferramenta online aponta cooperativas, pontos de entrega e comércios ligados à cadeia de reciclagem. Somente no Paraná, são 314 pontos de coletas registrados, entre comércios, cooperativas e pontos de entrega voluntária, onde é possível entregar as embalagens. Este número vem crescendo diariamente e contribuindo para o sucesso das ações propostas no plano.
Entre os presentes durante a solenidade de entrega estavam o deputado estadual Duílio Genari, o vereador João Martins, representando a Câmara Municipal de Toledo, o chefe do escritório regional do IAP de Toledo, José Volnei Bisognin, representantes das secretarias de Estado da Educação, Agricultura e lideranças comunitárias.
Toledo recebe equipamentos para implantar coleta seletiva
Nesta quinta-feira (28) foi a vez do município de Toledo, região oeste do Estado, receber equipamento que irá possibilitar geração de emprego, renda e inclusão social nas ações de reciclagem desenvolvidas pelo município
Publicação
28/01/2010 - 19:10
28/01/2010 - 19:10
Editoria