A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil implantou no tempo recorde de 4 meses, 110 Comissões Municipais de Defesa Civil (Comdecs). A meta de expandir essas comissões de 289 para 399, totalizando os municípios do Paraná foi alcançada no início deste ano.
Segundo o chefe da seção operacional da Divisão de Defesa Civil Estadual, tenente Maurício Genero, com a implantação das Comdecs em todos os municípios, “o verdadeiro ganho é da sociedade”. “As comissões têm como responsabilidade atuar na prevenção e pronto atendimento em situações de emergência”, explicou.
A implantação das comissões nos municípios é uma norma da Coordenadoria Nacional de Defesa Civil, e apenas os estados que as tiverem, podem contar com verbas federais para a defesa civil. A Defesa Civil atua em emergências, para salvar vítimas de enchentes, vendavais e outros fenômenos naturais, bem como na prevenção dos efeitos dessas ocorrências. Também cabe à instituição, identificar áreas de risco e montar as estratégias de atuação em casos de urgência.
Preparo – A próxima meta da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil é a operacionalização das comissões, ou seja, preparar as equipes para reações cada vez mais rápidas. Para isso, durante este ano, estão programados 14 encontros regionais e um estadual, que servirão para aplicar cursos e estabelecer prioridades.
Para Genero, muitas calamidades podem ser minimizadas, inclusive com uma considerável diminuição do número de ocorrências, por meio de um controle e verificação das áreas de risco. “Agora, temos uma cobertura muito mais detalhada do Estado. Pois cada comissão é também responsável pela identificação dos locais que oferecem de perigo à vida ou ao patrimônio, no município”, completou. Participam das Comdecs, funcionários e técnicos municipais das áreas sociais e de saúde, além de bombeiros e policiais.
Todos os municípios já têm comissões de Defesa Civil
Atendimento em situações de emergência fica mais perto de toda a população
Publicação
15/01/2004 - 00:00
15/01/2004 - 00:00
Editoria