Todas as linguagens do universo feminino

Atividades acontecem na próxima quarta-feira no Museu Alfredo Andersen
06/03/2009 - 12:30
Nesta quarta-feira (dia 11), às 18 horas, serão abertas no Museu Alfredo Andersen as exposições Retratos de Mulher e Universo Feminino V com pinturas que comemoram o mês da Mulher. São obras de mulheres retratadas por Alfredo Andersen e de vários artistas paranaenses que estão relacionadas com o Ateliê de Arte do Museu. Durante a abertura da exposição, às 18h30, também será aberta a temporada 2009 do projeto Música nos Museus, com a participação do grupo instrumental feminino Rosa Flô. O recital de música e a exposição têm entrada franca. A mostra permanece até o dia 26 de abril. A mostra Retratos de Mulher exibirá retratos de mulheres do universo particular de Andersen. O artista gostava de prestigiar as mulheres de quem costumava pintar retratos. O Ateliê de Artes do Museu Alfredo Andersen estabeleceu com seus alunos uma parceria que ultrapassou a convivência entre professor e aprendiz. Constituiu uma cumplicidade que foi além do saber formal. A exposição Universo Feminino VI dá seqüência à proposta do Museu que há seis anos homenageia artistas e mulheres do Paraná. Nessa edição estão a poetisa Helena Kolody, a atriz Lala Schneider e a artista popular Efigênia Rolim. Para a mostra coletiva foram convidadas as artistas Soraia Savaris, Denise Wendt, Viviane Camargo, Ivete Tokarski, Loise Nissen, Donata Duarte, Eliza Maruyama, Sheila Lins, Tita Blister, Janine Schonfelder e Ana Müller. Rosa Flô - a proposta do quarteto musical Rosa Flô para a abertura da temporada 2009 do projeto Música nos Museus é apresentar ao público curitibano um repertório de autoria feminina, passando por compositoras consagradas como Chiquinha Gonzaga, Tia Amélia até composições das integrantes do quarteto. Durante o recital, elas apresentarão uma quebra de barreiras sonoras entre o piano e o pífano, entre o violino e a rica percussão brasileira, que rende ao repertório muitas possibilidades. A apresentação é um passeio musical pelo universo do choro, do final do século 19 até os dias de hoje, sempre contando com arranjos próprios que dão em cada apresentação um toque peculiar. O grupo nasceu em 2002, na Faculdade de Artes do Paraná. Passando por encontros e desencontros, as jovens instrumentistas caminharam até chegar a formação atual: Marcela Zanette (sopros), Carla Zago (violino), Cristina Loureiro (piano) e Aglaê Frigeri (percussão). O quarteto se especializou na busca de um universo autoral feminino na música brasileira seja por composições próprias ou por interpretações de grandes nomes da MPB utilizando instrumentos de diversos estilos, experimentando a fusão do regional com o universal. Música - o programa Música nos Museus é um projeto da Secretaria de Estado da Cultura que, mensalmente, apresenta uma atração musical do Paraná em seus espaços de exposição. A idéia é contemplar todos os gêneros musicais buscando como critério principal a qualidade dos instrumentistas paranaenses. Para a secretária de cultura, Vera Mussi, essa é uma oportunidade de reunir num só espaço música e arte. “O programa Música nos Museus quer trabalhar a excelência dos instrumentistas do nosso estado em espaços não-convencionais para espetáculos musicais. Assim podemos aproximar o público dessas duas linguagens artísticas numa ação de integração cultural”, afirma. Serviço: Exposições Retratos de Mulher, com obras de Alfredo Andersen e Universo Feminino VI, coletiva de artistas, Museu Alfredo Andersen (Rua Mateus Leme, 336 – Tel: 41-3222-8262). Abertura nesta quarta-feira, dia 11 de março, às 19 horas. De terça a sexta-feira, das 9 horas às 18h30, sábados, domingos e feriados das 10h às 16 horas. Entrada franca. A mostra permanece até o dia 27 de abril. Música nos Museus Abertura da temporada 2009 com o grupo feminino Rosa Flô Única apresentação nesta quarta-feira, dia 11, às 18h30 Museu Alfredo Andersen (Rua Mateus Leme, 336 Tel: 41-3222-8262 Entrada franca. Programa Musical 1. Gaúcho (Chiquinha Gonzaga) 2. Prima Polka (Carla Zago) 3. Vovó Chica vai à feira (Cristina Loureiro) 4. Eu sou do barulho (Carolina Cardoso de Menezes) 5. Despedida em bemol (Marcela Zanette) 6. César o belo (Luciana Rabello) 7. João no Parquinho (Carla Zago) 8. Forrózin (Marcela Zanette) 9. Bordões ao Luar (Tia Amélia) 10. Morceguinho da Rua XV (Cristina Loureiro) 11. Pé de Valsa (Marcela Zanette) 12. De bem com a vida (Luciana Rabello) 13. Carla na Rumba (Cristina Loureiro) 14. Frevendo (Marcela Zanette)