Joaquim José da Silva Xavier, “Tiradentes”, patrono das polícias do Brasil, foi homenageado pela Polícia Militar do Paraná em solenidade no Quartel do Comando Geral da corporação na manhã desta segunda feira (21). “Com esta homenagem estamos valorizando o espírito do herói e do cidadão Tiradentes, que precisa ser sempre relembrado”, disse o secretário da Segurança Pública, Luis Fernando Delazari, representando o governador Roberto Requião.
Além do secretário Delazari, participaram da cerimônia, o comandante da Polícia Militar, coronel Anselmo de Oliveira, o comandante da 5ª Região Militar, general de Exército, Luis Guilherme Terra Amaral, o delegado geral da Polícia Civil, Jorge Azôr, o secretário da Defesa Social de Curitiba, coronel Itamar dos Santos, o presidente da Assembléia Legislativa do Paraná, deputado Nelson Justus, além de representantes da Maçonaria.
Este ano as homenagens ao patrono das polícias foi realizada dentro do QCG da PM, já que a praça que leva o seu nome passa por reforma.
Ao som do Hino Nacional, executado pela Banda de Música da Polícia Militar do Paraná, foram hasteadas as bandeiras do Brasil, do Paraná e de Curitiba. Em seguida, uma coroa de flores foi depositada, pelo secretário de Segurança, o comandante da PM e pelo grão mestre da Maçonaria, em frente a um painel com a figura de Tiradentes. Logo após, começou o desfile militar que encerrou a cerimônia.
“Tiradentes é uma referência pelos seus valores. Ele imaginou um Brasil justo e desenvolvido. Chamou para si todos os atos da Inconfidência mostrando coragem e sacrificando a própria vida pelo seu ideal”, afirmou o comandante da Polícia Militar, coronel Anselmo de Oliveira.
Em todo o estado do Paraná, cerimônias semelhantes aconteceram nos batalhões militares com as presenças de autoridades locais.
Inconfidência - Liderando o movimento da Inconfidência Mineira, Tiradentes lutou pela independência do Brasil e pretendia transformar o país em uma república livre de Portugal. Considerado mártir da Independência e da República e por estar comprometido com questões nacionalistas em sua época, Tiradentes foi escolhido patrono das polícias. Ele foi morto no dia 21 de abril de 1792, acusado de traição à coroa portuguesa.
Tiradentes é homenageado no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Paraná
Os batalhões da Polícia Militar, em todo Estado, realizaram nesta segunda-feira (21) cerimônia cívico-militar em homenagem a Tiradentes, patrono das polícias do Brasil.
Publicação
21/04/2008 - 14:30
21/04/2008 - 14:30
Editoria