Tijucas do Sul ganhará reforço no abastecimento

Novo poço deve ser concluído e interligado ao sistema de abastecimento até novembro
Publicação
06/05/2010 - 17:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Sanepar já perfurou mais um poço para o abastecimento de Tijucas do Sul, Região Metropolitana de Curitiba. Com essa obra, que deverá captar mais sete litros por segundo, a Companhia deverá sanar os problemas de desabastecimento, principalmente na localidade de Lagoinha.
Tijucas do Sul é abastecida por quatro poços e duas minas e, para incrementar o fornecimento, a Sanepar terá que executar a interligação do novo poço ao sistema de água existente. Esta obra deverá ser concluída em sete meses, já que depende da execução dos projetos elétrico e de interligação e montagem, e dos processos de compra de materiais para as adutoras e redes de distribuição.
“Nenhum dos poços que temos em Tijucas do Sul está seco, mas as vazões não acompanham o atual consumo da população. Assim, enquanto o novo poço não entra em operação, a Sanepar contratou caminhões-pipas para levar água da Estação de Tratamento de São José dos Pinhais até o reservatório do município”, declara o gerente Regional Leste, Fábio Queiroz. Ele ressalta que os caminhões passam por rigorosa inspeção, o que garante a manutenção da qualidade do produto.
Ainda para melhorar a eficiência do sistema de água do município, no mês passado, a Sanepar fez amplo trabalho de vistoria, buscando vazamentos na rede de distribuição, já que contribuem para o desperdício da água tratada, e todos os problemas detectados foram eliminados. “Aproveitamos para pedir à população para que liguem imediatamente para o telefone 115, caso verifiquem qualquer tipo de vazamento de água. Dessa forma, as equipes da Sanepar poderão executar o conserto o mais rápido possível”, pede o gerente.