O terminal de calcário de União da Vitória, administrado pela Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar), vinculada à Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, poderá ser reativado e ocupado pelo grupo Eko Solo, empresa responsável pela produção de cerâmica e tijolos daquele município.
A indústria manifestou interesse em instalar-se no terminal, durante audiência com o governador Orlando Pessuti, junto com outros empresários interessados em investir no Estado. No final da tarde desta terça-feira (18), o grupo esteve na sede da Codapar, onde se reuniu com o diretor-presidente Jânio Dalla Costa e com o diretor técnico Davi Pinezi.
A Eko Solo pretende utilizar o terminal para armazenar basalto, que será explorado naquela região e, posteriormente, transportado para outros pontos do Paraná. “Vamos analisar a proposta com a devida atenção e, se tudo der certo, quem sairá ganhando será o município de União da Vitória e sua população, com a possibilidade da geração de novos empregos e melhoria de renda”, afirma Dalla Costa.
Terminal - O terminal de calcário de União da Vitória está localizado no bairro São Cristóvão/Encruzilhada daquele município, e possui trecho ferroviário no km 484, próximo ao aeroporto. Com área de 50 mil m2, existe no terreno um barracão com capacidade estática para 22 mil toneladas. Os acessos rodoviário e ferroviário existentes no local se encaixam nos planos da Eko Solo, que pretende discutir a reativação da linha férrea ligando a União da Vitória.
Inaugurado em janeiro de 1992, com a finalidade de atuar como terminal ferroviário de desembarque de calcário, a obra foi realizada com recursos do Banco Mundial e do Governo do Estado, através do Programa Paraná Rural. Durante muitos anos foi administrado por uma cooperativa da região, e atendeu agricultores locais que usaram o insumo para melhorar a produtividade de suas lavouras. Hoje, o terminal se encontra desativado.
A indústria manifestou interesse em instalar-se no terminal, durante audiência com o governador Orlando Pessuti, junto com outros empresários interessados em investir no Estado. No final da tarde desta terça-feira (18), o grupo esteve na sede da Codapar, onde se reuniu com o diretor-presidente Jânio Dalla Costa e com o diretor técnico Davi Pinezi.
A Eko Solo pretende utilizar o terminal para armazenar basalto, que será explorado naquela região e, posteriormente, transportado para outros pontos do Paraná. “Vamos analisar a proposta com a devida atenção e, se tudo der certo, quem sairá ganhando será o município de União da Vitória e sua população, com a possibilidade da geração de novos empregos e melhoria de renda”, afirma Dalla Costa.
Terminal - O terminal de calcário de União da Vitória está localizado no bairro São Cristóvão/Encruzilhada daquele município, e possui trecho ferroviário no km 484, próximo ao aeroporto. Com área de 50 mil m2, existe no terreno um barracão com capacidade estática para 22 mil toneladas. Os acessos rodoviário e ferroviário existentes no local se encaixam nos planos da Eko Solo, que pretende discutir a reativação da linha férrea ligando a União da Vitória.
Inaugurado em janeiro de 1992, com a finalidade de atuar como terminal ferroviário de desembarque de calcário, a obra foi realizada com recursos do Banco Mundial e do Governo do Estado, através do Programa Paraná Rural. Durante muitos anos foi administrado por uma cooperativa da região, e atendeu agricultores locais que usaram o insumo para melhorar a produtividade de suas lavouras. Hoje, o terminal se encontra desativado.