Técnicos do Estado que trabalham com adolescentes em conflito com a lei receberam esta semana “Capacitação em Estudo de Caso para Adolescentes em Conflito com a lei”. O treinamento é um programa de progressão continuada para aprimorar conteúdos como segurança preventiva, estudo de caso de cada adolescente e como pôr em prática o Plano Personalizado de Atendimento.
O plano estabelece para cada jovem, de acordo com suas escolhas, metas de melhorias para saúde, relacionamento e convivência, cuidados pessoais e higiene, escolaridade, cursos profissionalizantes e programas culturais. Conforme o adolescente for cumprindo essas metas, ele é avaliado e passa para a fase do desligamento progressivo. “Nossa maior preocupação é preparar o jovem para voltar a conviver em sociedade e não voltar a cometer os mesmo delitos ao sair”, diz a presidente do Instituto de Ação Social do Paraná, Thelma de Oliveira Alves.
A capacitação é direcionada principalmente para os educadores que lidam diretamente com os jovens e que conhecem melhor sua rotina. “Foram reforçados durante o curso aspectos como a defesa pessoal dos funcionários, gerenciamento de crise – no caso de rebeliões, e negociação de conflitos”, diz Thelma de Oliveira Alves. Além dos educadores, participaram da capacitação psicólogos, pedagogos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, entre outros.
BOX
Capacitações realizadas pelo IASP em 2005
O Instituto realizou onze treinamentos este ano, com temas como: sistema de justiça juvenil; segurança preventiva e interventiva; ação sócio-educativa; adolescência e comportamento delinqüente; liberdade assistida e prestação de serviço comunitário; gerenciamento de conflitos; defesa pessoal; primeiros socorros e prevenção de incêndios. Foram mais de 800 horas de curso, entre capacitações dos funcionários da administração do IASP e suas unidades.
Termina semana de capacitação para técnicos de educandários
Educadores aprimoram cuidados com jovens que cumprem medidas sócio-educativas, no regime de internação, internação provisória e semi-liberdade
Publicação
03/12/2005 - 06:00
03/12/2005 - 06:00
Editoria