Termina preparação de servidores para cursos aplicados à distância

A primeira etapa do programa teve início em 2007 e se encerrou neste mês; no período, 2.500 vagas foram preenchidas
Publicação
16/06/2010 - 17:00
Editoria
Comunidades virtuais de aprendizagem, possibilidades didáticas na internet, gerenciamento de sistemas de informática e como ministrar aulas por tele ou webconferência. Cursos, palestras e oficinas sobre esses e outros temas fizeram parte do Programa de Educação à Distância, que a Escola de Governo do Paraná promoveu nos últimos três anos com o intuito de preparar instrutores e gestores para a elaboração e a aplicação de cursos, voltados ao funcionalismo, a partir de ferramentas de ensino à distância.
A primeira etapa do programa teve início em 2007 e se encerrou neste mês. Durante o período foram realizados 66 eventos de formação, nos quais foram preenchidas 2.500 vagas. Participaram desses eventos técnicos e profissionais dos centros de formação e desenvolvimento de pessoal das secretarias, autarquias e estatais do Governo do Paraná, e até servidores de outras esferas de poder ou unidades da federação, conforme explica a coordenadora do programa, Claudia Cristina Muller.
“A etapa de capacitação de profissionais para atuarem na educação à distância está concluída. Atendemos a demanda, atingimos nossos objetivos e superamos algumas expectativas. Agora, esperamos que os profissionais capacitados, do Brasil inteiro, apliquem o conhecimento em boas práticas educacionais, nas suas organizações”, diz a coordenadora. “A próxima etapa será avaliar o impacto do programa nas organizações”, acrescenta Claudia Muller.
ADEQUAÇÃO - A utilização do ensino à distância costuma ser apontada como instrumento eficiente para a capacitação de servidores. Isso porque o público a ser alcançado é, além de numeroso, descentralizado. Apenas na administração direta do Poder Executivo do Governo do Paraná são mais de 160 mil funcionários da ativa, em 399 municípios – tanto na cidade como em localidades afastadas (zona rural e comunidades litorâneas, por exemplo). Cursos à distância oferecem a possibilidade de participação a um maior número de trabalhadores.
A didática, o material e o conteúdo, entretanto, precisam ser adequados às especificidades de um curso não presencial. Foi por essa razão que a Escola de Governo – instituição criada em 2004, vinculada à Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (Seap), e responsável por ações de capacitação e valorização do funcionalismo – decidiu por implantar um programa que se voltasse à preparação de gestores e instrutores para a educação à distância. O programa conta com a parceria da Celepar, Paraná Educativa, das faculdades e universidades estaduais, dos centros de formação dos órgãos estaduais e da Rede Nacional de Escolas de Governo.
BOX-1
Balanço do Programa de Capacitação para a Educação à Distância
- Mais de 2.500 vagas preenchidas;
-Realização do Seminário Estadual sobre Educação à Distância, em Curitiba (2007);
-Realização do I Encontro Nacional de Educação à Distância para a Rede de Escolas de -Governo (2008), do qual participaram 56 instituições federais, estaduais e municipais, de todo o Brasil
-A criação do Repositório Saberes (www.saberes.seap.pr.gov.br), que contém material multimídia do programa, com livre acesso aos interessados na temática da educação à distância
BOX-2
Congressos internacionais abordam programa do PR
O Programa de Capacitação para a Educação à Distância, da Escola de Governo/Secretaria da Administração e da Previdência, foi abordado em congressos nacionais internacionais relacionados ao ensino e à qualificação profissional de quadros da administração pública. Confira:
15º Congresso Internacional Sodebras, em Florianópolis (2009)
14º Congresso Internacional de Educação à Distância, em Santos (2008)
Ainda em 2008, a Escola de Governo explanou sobre a iniciativa num seminário com especialistas da Fundação Centro de Educação à Distância para o Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Ceddet), da Espanha, realizado em Brasília; e num outro promovido pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Estado do Ceará.

GALERIA DE IMAGENS