O ciclo de debates “Diálogos para a integração”, que discute o tema “Políticas Públicas na América Latina”, termina nesta quarta-feira (24) com a palestra “O Compromisso Social das Universidades da América Latina e do Caribe”, proferida pelo coordenador da Cátedra Unesco da Comunidade Iberoamericana e Cooperação; e diretor, na Espanha, do Centro Extremenho de Estudos e Cooperação Iberoamericana, Miguel Rojas Mix. O evento acontece às 14 horas, no auditório 100 da Universidade Federal do Paraná (setor de Educação, edifício Dom Pedro I). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.ipardes.gov.br ou pelo telefone (41) 3351-6338.
Promovido pelo Governo do Estado em parceria com o Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul no Paraná (Codesul/PR), Universidade Federal do Paraná, Ipardes e Sanepar, o ciclo de debates abordou durante seis semanas a problemática do desenvolvimento dos países da América Latina, fundamentalmente do Mercosul. Pesquisadores, professores, funcionários públicos, estudantes, entre outros participantes trocaram idéias e discutiram políticas sociais na tentativa de avançar no processo de desenvolvimento e construir uma sociedade latino-americana mais equilibrada.
De acordo com o secretário do Codesul, Santiago Martin Gallo, 950 pessoas assistiram às palestras. “A receptividade foi muito boa. As palestras foram do mais alto nível, com personalidades de Buenos Aires e, agora, de Paris, que dificilmente vêm aos estados, além de especialistas brasileiros. O ciclo é um esforço grande do Governo do Estado para juntar os maiores especialistas de políticas públicas. Teremos continuidade no ano que vem, com cursos mais aprofundados nas temáticas”, afirmou.
De acordo com Gallo, o grande desafio da democracia é a redução das desigualdades sociais, que se dará por meio de políticas ativas que promovam o desenvolvimento dos estados. “O Governo do Paraná tem investido em políticas públicas porque tem clara a realidade de que agora a prioridade deve ser a diminuição das desigualdades sociais. Tanto que promoveu a redução do ICMS para as micro e pequenas empresas estaduais, visando a geração de mais emprego e renda, além de diversos projetos sociais, como o Luz Fraterna, o Tarifa Social e o Trator Solidário”, disse.
O palestrante Rojas Mix, que também é pesquisador, professor em Paris e especialista em educação, reconhecido na Europa, vai abordar a imagem e os imaginários, história e memória das ditaduras, imaginários pedagógicos, políticas educacionais para o ensino superior, integração e cooperação ibero-americana. Entre suas idéias, ele afirma que a universidade tem que estar a serviço da comunidade. Fala também sobre os desafios para a democracia e as políticas públicas contra a desigualdade, abordando principalmente o papel das universidades públicas nesse processo.
“A finalidade da universidade não é servir ao capital privado, mas ao bem público. O compromisso da universidade é amplo, e se estende sobre diversos campos vinculados à produção e ao aperfeiçoamento do modelo social, como pluralismo ideológico, ética social, conservação da memória histórica e criação de massa crítica”, disse Mix. “A universidade tem também um compromisso continental, que pode chegar a integração, especialmente em um continente desunido pela economia e pela política, e unido pela cultura. O desenrolar da cultura é missão da universidade e, neste sentido, tem papel de protagonista na integração”, completou.
Segundo Mix, o Estado delega uma parte importante de sua responsabilidade social no aparato educacional, em particular, na educação superior. “A missão fundamental da universidade pública é garantir igualdade de oportunidades. Enquanto aparato ideológico do Estado, a educação reproduz o modelo de sociedade estabelecido pela Constituição. Enquanto espaço de liberdade intelectual e progresso, orienta sua ação para o desenrolar do bem comum, que é um bem social”, disse Mix, afirmando que a missão especial da universidade pública na América Latina tem sido o desenrolar da democracia.
O especialista também coloca alguns desafios. “Há que avançar muito mais no campo da investigação, da inovação científica e tecnológica. É preciso valorizar o pensamento e a cultura próprios, o que implica afirmar a identidade como barreira contra o colonialismo intelectual, além de encontrar plataformas de acordo entre a universidade e a empresa”, disse, ressaltando também a criação de novos métodos de ensino-aprendizagem vindos com a tecnologia, como o e-learning, que vão permitir uma aprendizagem mais dinâmica, colaborativa e livre.
EVENTOS PARALELOS – Nesta terça-feira (23), Mix participa de video-conferência na TV Paulo Freire, destinada aos professores da rede pública de ensino, em que vai abordar os imaginários pedagógicos na América Latina. Na quinta (25) e sexta-feira (26) ministra o curso “Teoria sobre Imaginários: aplicação para estudos latino-americanos”, voltado aos estudantes de pós-graduação de Sociologia e a professores e pesquisadores do tema. O curso objetiva aprofundar a discussão teórico-metodológica sobre a temática e desenvolver o sentido crítico sobre apropriação de imagens. No sábado (27), participa da re-inauguração do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da UFPR, em Paranaguá, que foi restaurado.
Termina nesta quarta ciclo de debates “Diálogos para a integração”
O evento acontece às 14 horas, no auditório 100 do setor de Educação, edifício Dom Pedro I (UFPR)
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22/10/2007 - 18:15
22/10/2007 - 18:15
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