Encerrada neste final de semana, no Centro Internacional de Viena, sede da ONU – Organização das Nações Unidas, na Áustria, a Semana Cultural do Paraná, promovida pelo Provopar Ação Social e Secretaria de Estado da Cultura, com o apoio do embaixador do Brasil naquele país, Julio Cezar Zelner Gonçalves.
A mostra, que inclui artesanato, música e arte popular, teve início na última quinta-feira (11), quando Lucia Arruda, presidente do Provopar, Maria Olivia Samek, vice-presidente, e a secretária estadual da Cultura, Vera Mussi, mostraram aos austríacos e turistas a árvore de Natal decorada com anjos feitos com palha de milho por artesãos paranaenses. “A nossa árvore fez o maior sucesso”, comemorou a presidente do Provopar.
O Provopar levou para Viena 712 peças de artesãos de 22 municípios paranaenses: Ubiratã, Foz do Iguaçu, Guaraqueçaba, Jacarezinho, Cornélio Procópio, Castro, Rio Negro, Ponta Grossa, Tibagi, Bandeirantes, Fazenda Rio Grande, Matinhos, Campo Largo, Almirante Tamandaré, Morretes, Antonina, Lapa, Curitiba, Colombo, São José dos Pinhais, Araucária, Prudentopolis, além de produtos confeccionados nas aldeias indígenas.
“As peças que levamos para a Áustria representam o que há de melhor em nosso Estado em termos de artesanato e arte popular, porque o principal objetivo desta mostra cultural é justamente divulgar o Paraná não só entre os austríacos, mas para os milhares de turistas que passam diariamente pelo Centro Internacional da ONU”, afirmou Lucia Arruda.
Segundo ela, o balancete das vendas ainda não foi fechado. “Mas o que posso adiantar é que nossos artesãos terão um Natal mais “gordinho” este ano, por conta das vendas que fizemos em Euro na Austria”, acrescentou.
A Semana Cultural do Paraná contou com uma mostra de imagens fotográficas e músicas. As fotos são do renomado Zig Kock e a música ficou por conta do grupo paranaense de choro Daniel Migliavacca Trio (bandolim, violão e pandeiro). E houve a exibição do documentário “As muitas faces de um só Paraná’, produzido pela Secretaria de Estado da Cultura, que apresenta as diferentes etnias que compõem o povo paranaense.