O londrinense Danilo Toma, do Colégio Universitário, conquistou mais uma medalha de ouro no tênis de mesa nas Olimpíadas Escolares Brasileiras, em João Pessoa (PB). Foi na disputa individual.
Danilo decidiu o título com Luis Paulino, do Rio Grande do Norte, e venceu o potiguar por 3 x 0, com parciais de 11x7 – 12x10 – 11x4, garantindo a medalha de ouro.
Foi a segunda medalha de Toma na competição. Antes, ele conquistou nos jogos por equipe junto com seu companheiro Igor Yoghida.
A próxima competição de Danilo Toma será de 6 a 13 de dezembro em Madrid (Espanha), no campeonato mundial juvenil. Danilo, a cada ano, vem conquistando os Jogos Colegiais do Paraná.
Por três anos seguidos, ganhou os jogos individuais nos Jogos da Juventude. Já foi campeão brasileiro, campeão latino-americano e terceiro lugar na etapa mundial 2007 em El Salvador e Equador.
Danilo Toma é o segundo brasileiro no ranking mundial. Começou a jogar tênis de mesa aos 9 anos. “Comecei em um passeio com a família, onde vi algumas pessoas jogando e entrei na brincadeira. Gostei e comecei a treinar, procurando me aperfeiçoar cada vez mais”, conta. Ele sonha também com Jogos Pan-americanos e com as Olimpíadas.
Atletismo fecha o dia com mais sete medalhas
Na última etapa da modalidade de atletismo nas Olimpíadas Escolares Brasileiras, em João Pessoa, os atletas do Paraná brilharam mais uma vez e conquistaram sete medalhas: quatro pratas e três bronzes.
No masculino, o destaque foi Diego Lira da Silva, do Colégio Marcelino Champagnat de Londrina, que conquistou medalha de prata nos 200 e 400 metros, e ainda bronze no revezamento medley.
Junto com Diego, participaram do bronze no revezamento Gregório Ernesto Bressan, do Colégio Estadual Marlins Pirotelli de Cascavel, Artur Terezan, do Colégio Aplicação de Maringá, e Luis Fernando Prado, do Colégio Estadual Bento Munhoz da Rocha de Paranavaí.
Ainda no masculino, Washigton Willian Amaro, do Colégio Estadual Carlos Gomes de São João do Caiuá, ficou com a medalha de prata no lançamento do dardo.
No feminino, Lívia Avancini, do Colégio Marcelino Champagnat de Londrina, ganhou medalha de prata no arremesso de peso. Ela já havia ganhado prata no lançamento do disco.
Bárbara Pospisil, do Colégio Estadual Campo Mourão, ficou com o bronze no arremesso de peso.
No revezamento medley, a equipe do Paraná ficou com a medalha de bronze com as atletas Micheli Aparecida Antunes, de Campo Mourão, Denise Cristina dos Santos, de Londrina, Gabrieli de Sousa Dias, de Paranavaí, e Wevelin Helen de Oliveira, de Londrina.
Drummond vence no futsal masculino
O futsal do Paraná está na semifinal das Olimpíadas Escolares em João Pessoa. No masculino, o Colégio Drummond de Cianorte aplicou uma goleada de 8 x 0 sobre o Colégio Presidente Médici do Ceará, resultado que garante a equipe paranaense na semifinal da competição.
No feminino, o Colégio Estadual Gastão Vidigal de Maringá teve uma pedreira pela frente e empatou com o Colégio Evolutivo do Ceará pelo placar de 2 x 2, Mesmo com o empate, a equipe de Maringá garante sua classificação na semifinal pelo índice técnico.
Os jogos pela fase semifinal serão realizados nesta segunda-feira, 10/11. Os vencedores decidem o título na terça-feira.