Acompanhada de ventos de até 90 quilômetros por hora, uma tempestade ocorrida no início da tarde desta quarta-feira (29) causou danos ao sistema elétrico operado pela Copel na região Oeste e em parte do Sudoeste do Estado, ocasionando interrupções no fornecimento de energia para mais de 240 mil domicílios.
Os fortes ventos derrubaram árvores e galhos sobre a rede elétrica e provocaram a quebra de dezenas de postes, além do rompimento de cabos de baixa e alta tensão. Pelo menos uma torre da linha de transmissão de 138 mil volts entre Cascavel e Assis Chateaubriand caiu durante a tempestade.
Equipes de emergência da Copel trabalham para restabelecer o fornecimento de energia para as cidades de Cafelândia, Formosa do Oeste, Nova Aurora, Ouro Verde do Oeste, Braganey, Ibema, Catanduvas e Guaraniaçu.
Das cerca de 1.100 ocorrências recebidas pela Copel ao longo da tarde, cerca de 200 sinalizavam a existência de postes quebrados e cabos rompidos nas microrregiões de Assis Chateaubriand, Cascavel, Medianeira, Toledo, Santa Helena, Marechal Cândido Rondon e também em Planalto e Quedas do Iguaçu, no Sudoeste.