Temporada de verão foi das mais tranquilas para a Copel

Ações preventivas e policiamento rigoroso evitaram problemas com energia no Litoral
Publicação
21/02/2005 - 00:00
Editoria
A mais movimentada temporada de verão já registrada nas praias paranaenses, conforme avaliação do Sindilitoral, foi também uma das mais tranqüilas para a Copel. Devido ao reforço das equipes de eletricistas e atendentes e ao programa preventivo que incluiu inspeções e manutenção periódicas nas principais linhas, subestações e circuitos de distribuição da região, a estatal pôde proporcionar à população e aos turistas do litoral um serviço confiável, com atendimento rápido e eficiente por toda a temporada. O saldo da Operação Verão da Copel foi dos mais positivos, sem nenhuma ocorrência de origem técnica registrada. “Os méritos disso cabem, em boa parte, à ação das autoridades da área de segurança pública”, informa o gerente da unidade de serviços e manutenção da Copel no litoral, João Silva dos Santos. “A permanente vigilância exercida por policiais civis e militares contra os excessos praticamente neutralizou duas das maiores causas de panes e desligamentos na época de temporada, que são os atos de vandalismo contra as redes elétricas e acidentes de trânsito com abalroamento de postes”, explica o gerente. Neste verão, a Copel anotou apenas dois casos de colisão em postes no litoral, ambos envolvendo caminhões de serviço pertencentes a empresas estabelecidas na região. Vendaval – A tranqüilidade absoluta dos consumidores nesta temporada só foi interrompida na tarde de 11 de fevereiro, quando um forte vendaval danificou seriamente as redes elétricas que atendem aos balneários situados entre Pontal do Paraná e Praia de Leste. Ao todo, sete postes e um transformador tiveram de ser trocados e em 52 locais foi preciso reparar a fiação que foi rompida. Cerca de 19 mil domicílios passaram algum tempo sem energia. Reforço – Reforçada com mais veículos de serviço e equipes adicionais de técnicos, eletricistas e atendentes, a Copel conseguiu dar resposta adequada à média diária de 500 solicitações de serviços – movimento que quadruplicou nas datas críticas como véspera de Natal, Ano Novo e Carnaval. Entre profissionais e encarregados nas áreas técnica, operacional e administrativa, foram mobilizadas 168 pessoas na temporada. Durante toda a Operação Verão, inciada em 15 de dezembro, foram realizados 17.687 serviços: um terço foram pedidos de ligação ou religação da energia elétrica. As atenções com o consumidor, cujo grau de satisfação com os serviços prestados pela Copel foi pesquisado e aferido individualmente, foram novamente estendidas até a beira do mar. Como já é hábito, a estatal formou equipes de divulgação para distribuição de brindes, sacos para lixo e material informativo contendo recomendações úteis visando ao uso racional e seguro da energia elétrica.