Telêmaco Borba recebe 7º Encontro de Museus do Paraná

Encontro será realizado de 24 a 26 de junho e tem como tema “Desafios e Tendências da Museologia no Paraná”
23/06/2009 - 15:45
A secretária de Cultura Vera Mussi abre nesta quarta-feira (24), às 9h, em Telêmaco Borba, o 7º Encontro de Museus do Paraná. O encontro será realizado até 26 de junho na Casa de Cultura, Esporte e Recreação e tem como tema “Desafios e Tendências da Museologia no Paraná”. Paralelamente ao encontro, será realizado o Fórum Estadual de Museus, que irá elaborar o documento “Carta de Telêmaco Borba”, com propostas e reinvidicações da classe. A organizadora do evento, Eliana de Moro Réboli, da Coordenação do Sistema Estadual de Museus, explica que este encontro visa não apenas uma discussão das tendências da área, mas também o intercâmbio de idéias e a capacitação profissional. Três palestras e seis oficinas serão realizadas com importantes nomes da Museologia nacional. “Esses nomes vão qualificar o evento, trazendo esclarecimentos sobre o recém fundado Instituto Brasileiro de Museus e sobre o Estatuto de Museus”, diz. Entre os palestrantes estão o museólogo, sociólogo e diretor de Processos Museais do IBRAM-MINC, Mário Chagas, que irá discorrer sobre as políticas do órgão durante o primeiro dia do encontro. Já no segundo dia, estão confirmados os nomes do museólogo Cícero de Almeida, diretor do Centro Cultural da Justiça Federal, com o tema “Museus, Desenvolvimento e Mudança: a Reação dos Espaços Banais” e, da antropóloga Regina Tavares, Consultora da Unesco, que irá falar sobre a “Preservação da memória na direção do desenvolvimento sustentável”. As oficinas serão realizadas ao longo do segundo e terceiro dia de encontro. São elas: “Elaboração de Projetos e fomento para a área museológica”, com Ewerton Souza de Almeida (AM); “Plano Museológico: implantação, gestão e organização de museus”, com Paulo José Nascimento Lima (SP); “Expografia”, Márcio Innocenti (PR); “Museus e Turismo”, Elizabete Tamanini (SC); “Documentação e Conservação de Acervo”, com Deise Falasca de Morais e Esmerina Costa Luiz (PR) e “Projetos Pedagógicos em espaços de memória”, Elisabete Turin (PR). No último dia, acontecerá uma visita cultural ao Parque Ecológico da Klabin, que é formado por dois espaços, o Museus da Fauna e da Flora e o Centro de Interpretação da Natureza.