Telêmaco Borba ganha Centro de Saúde da Mulher e da Criança

Unidade será referência para o atendimento infantil, de gestantes e mães no município. Foram investidos cerca de R$ 500 mil na unidade além do repasse mensal de R$ 8 mil do Governo do Estado para custeio
24/09/2010 - 15:02

O secretário estadual da Saúde, Carlos Moreira Júnior, inaugurou nesta sexta-feira (24) o Centro de Saúde da Mulher e da Criança em Telêmaco Borba. A unidade, que será referência para o atendimento de crianças, gestantes e mães no município, recebeu cerca de R$ 500 mil de investimentos do Governo do Estado.
“Além de construir e equiparmos a unidade, repassamos R$ 8 mil por mês para auxiliar no custeio da unidade. Estes centros farão a diferença no atendimento e na saúde da população, tendo impacto nos índices de mortalidade materna e infantil”, disse o secretário.
Na Regional de Saúde de Telêmaco Borba, seis dos sete municípios terão pelo menos uma unidade. Em Reserva, Ventania e Tibagi as unidades já estão em funcionamento e em Ortigueira e Imbaú estão em construção.
“Em todo o Estado já são 104 unidades concluídas, e 72 em construção. A previsão é que nos próximos meses 150 centros estejam em funcionamento. O investimento total é de cerca de R$ 143 milhões para todas as unidades”, completou Moreira.
O secretário revelou que somente no ano passado as unidades realizaram cerca de 50 mil consultas ginecológicas e outras 44 mil obstétricas, além de 65 mil consultas pediátricas. O número de exames realizados é de cerca de 20 mil.
AUDIÊNCIA – Ainda em Telêmaco Borba o secretário participou de uma audiência pública com a população para falar sobre a situação do Hospital Regional que está sendo construído no município.
Moreira explicou como será o funcionamento da unidade que irá se tornar referência para 20 municípios e complementará o atendimento público na região dos Campos Gerais.
A obra, que está 85% concluída, tem 7,2 mil m² de construção para atender aproximadamente 200 mil habitantes. “O projeto prevê 108 leitos de internamento, além de 10 leitos de UTI adulto e os leitos de observação”, disse o secretário.