Os problemas mais reclamados no Procon-PR, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Cidadania, estão relacionados à telefonia fixa, bancos e aparelhos celulares. A informação é da coordenadora Ivanira Gavião Pinheiro, ao comentar o relatório de atividades do órgão que mostra 88.326 consumidores atendidos entre janeiro e agosto de 2006. O atendimento é realizado por telefone, pessoalmente, por e-mails (com o fornecimento de orientações), além de abertura de processos administrativos e mediação em audiências de conciliação.
A média diária, segundo o relatório, chega a 526 atendimentos para um período de 168 dias úteis. “Levando-se em conta essa média, até o final do ano o volume de atendimentos poderá superar 130 mil, o que representará um recorde na história do Procon no Paraná”, projeta a Coordenadora. Os números indicam que o Código de Defesa do Consumidor está se popularizando cada vez mais. “É uma lei que pegou. O consumidor está mais consciente, valoriza o seu dinheiro e exige qualidade e, para isso, conta com o Procon”, afirma Ivanira.
O balanço de atividades mostra a área de Serviços como a campeã das queixas com 30.312 registros. Nela, os problemas enfrentados pelos consumidores com telefonia fixa estão em primeiro lugar e equivalem a 20% desse total. Produtos (25.175 atendimentos) e Assuntos Financeiros (16.626) estão, respectivamente, em segundo e terceiro lugar, por conta de aparelhos celulares, veículos, bancos e financeiras. Seguem-se as áreas de: Habitação, Saúde, Consórcio e Alimentos. Há também mais de 5 mil atendimentos do Extra-Procon, com situações que não se referem a consumo, e outros serviços somam 3.678 registros.
O atendimento no Procon é gratuito e as dúvidas dos consumidores podem ser esclarecidas pelo Disque Procon 0800-41-1512, das 8h30 às 18h ou pelo “Procon Responde”, que pode ser acessado no endereço eletrônico www.pr.gov.br/proconpr . O consumidor também pode se dirigir ao Espaço da Cidadania, na Alameda Cabral 184, esquina com a Rua Cruz Machado, Curitiba, a partir das 9h, para fazer a sua reclamação. Nesse caso, é preciso trazer o RG, CPF, comprovante de residência e da relação de consumo (nota fiscal, recibo, contrato etc.).