Telefone é o meio mais utilizado pelos cidadãos para entrar em contato com a Ouvidoria

Somente no último mês foram 1.170 contatos realizados dessa forma. Instituição já somou mais de 12 mil atendimentos em 2005, entre telefonemas, e-mails, cartas e pessoalmente
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02/11/2005 - 06:00
Editoria
Todos os meses as estatísticas de atendimentos da Ouvidoria, da Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral (Seoge), apontam para o mesmo fato: o meio de comunicação mais utilizado pela população para entrar em contato com a instituição paranaense é o telefone. Somente em outubro foram 1.170 telefonemas, de um total de 1.628 atendimentos. Também foram contabilizados 385 registros feitos pela internet – o segundo meio mais usado, em número de contatos –, 59 por carta e 14 pessoalmente. Desde o início do ano já foram 8.337 ligações. Para o secretário Luiz Carlos Delazari, uma explicação para tantos atendimentos realizados por telefone é a comodidade que o meio proporciona ao cidadão. Além disso, acrescenta, a Ouvidoria oferece um número 0800 para a população, o que significa que não será cobrado nada da pessoa pela ligação, independentemente da cidade em que ela more. Acumulado – Se considerados os atendimentos feitos pela Ouvidoria de janeiro a outubro deste ano, o órgão paranaense registrou 12.375 contatos. Em 2004, foram 10,1 mil. Em relação aos procedimentos instaurados – que são os casos encaminhados para outros órgãos para averiguação e posterior envio de resposta para os interessados –, em dez meses foram 5.624. No ano passado, foram 4.369. Em outubro, foram instaurados 595 procedimentos. Destes, a maioria era de pessoas que solicitaram informações sobre órgãos públicos e programas de governo (246). Os cidadãos também fizeram reclamações (177) e denúncias (130). Sugestões e elogios feitos ao Poder Executivo somaram 42 casos. Serviço: Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral. Telefone: 0800-411113. Rua Comendador Araújo, 711, bairro Batel, Curitiba, Paraná. CEP 80.420-000. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 19 horas. Na internet: www.pr.gov.br/ouvidoria.