O programa Teleconsulta Trabalhista atendeu 740 ligações no mês de julho, número 31% maior que o registrado no ano passado. “Rescisão de contrato, remuneração e registro ou alteração da Carteira de Trabalho e Previdência Social foram os assuntos mais abordados por quem procurou o programa no mês passado”, revela o secretário estadual do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Emerson Nerone. Em 2005, quando o programa atendeu 1815 solicitações a mais que em 2004, 64% dos atendimentos também eram sobre esses temas.
O Teleconsulta foi criado em 1993 com a função de esclarecer as dúvidas trabalhistas da população. Em 2002, passou a ser administrado pela Coordenadoria de Seguro-Desemprego da Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social, e dois anos depois foi ampliado e passou a atender também por e-mail e pessoalmente.
Foi ainda em 2004 que a iniciativa foi aberta para outros Estados, já que o Paraná é o único com esse tipo de serviço. Uma média de nove ligações de outros Estados brasileiros são atendidas pelo Teleconsulta todos os meses. Só no mês de julho foram 34 chamadas. A maioria dos que procuram o serviço são de empregados, 79,72% no mês passado. O atendimento é feito por acadêmicos de Direito sob a supervisão de um advogado trabalhista.
Serviço – O Teleconsulta Trabalhista atende das 8h às 18h30, pelo 0800 410141, através do email teleconsulta@setp.pr.gov.br ou pessoalmente, na Agência do Trabalhador de Curitiba, Rua Pedro Ivo, 744.