O programa Telecentros Paranavegar continua sendo atração no litoral paranaense. No período de férias, turistas e moradores das praias de Guaraqueçaba, Morretes e Pontal do Paraná (Ipanema e Shangri-Lá), Antonina (Siri do Portinho) e Ilha do Mel (Nova Brasília e Encantadas) compartilham os computadores colocados à disposição da população pelo Governo do Estado desde 2003.
O telecentro do balneário de Ipanema, inaugurado em 2007 junto com a Biblioteca Cidadã, recebe em média 32 pessoas por dia. O acesso à internet é limitado a 30 minutos por dia, e enquanto esperam, os visitantes podem usufruir os 4,5 mil livros e revistas da biblioteca. O público que frequenta o telecentro varia: desde crianças até a terceira idade – muitos deles acessam o computador pela primeira vez.
Nos dias normais, fora de temporada, os visitantes precisam preencher um cadastro, mas na temporada é só chegar e agendar o horário. “As crianças são mais impacientes, então enquanto esperam a vez, eu ofereço um livro. Se eles não estão com vontade de ler, eu incentivo a desenhar jogos para depois jogarem com os amigos até que os computadores sejam liberados. Eles interagem, é um trabalho muito legal”, conta a monitora do telecentro de Ipanema, Iná Stival.
AJUDA - O monitor Marcelo Ribeiro aponta como principal vantagem do telecentro em relação a uma “lan house”, a ajuda que os monitores capacitados pela Celepar dão os usuários para acessarem a internet, principalmente para que não têm essa ferramente em casa ou no trabalho. “Também acompanhamos a navegação, principalmente das crianças e dos adolescentes, impedindo que eles entrem em páginas impróprias”.
Andrea Fernandes frequenta o telecentro de Ipanema há dois anos, pois costuma passar muito tempo na praia e precisa ver freqüentemente os e-mails. Ela faz questão de agendar para a família toda, que utiliza tanto o ponto de acesso à internet como a biblioteca. “Faço tudo o que preciso pela internet aqui. Venho sempre e sou muito bem atendida”, diz.
“Bruna, 14 anos, gosta mais dos livros e Felipe, 10, só que saber de usar a internet”, conta a mãe Cristina de Oliveira Socher, turista de Curitiba. Eles conheceram o projeto Telecentro Paranavegar por meio de outro projeto do Governo do Paraná, o da Biblioteca na Areia no verão de 2009 e são frequentadores deste então, principalmente nos dias de chuva.
A instalação dos telecentros é coordenada pela Secretaria de Assuntos Estratégicos em parceria com a Celepar. Além do mobiliário necessário, os prédios são equipados com computadores, aparelhos de televisão, vídeo e DVD. No espaço construído pelo Governo do Paraná há ainda um mini-auditório com 30 lugares, que é utilizado pela comunidade para a realização de reuniões, oficinas e capacitações.
Veja aonde encontrar os telecentros no litoral
Associação dos Moradores do Portinho, Graciosa de Cima e Graciosa de Baixo - Siri do Portinho
Endereço: Rua Escoteiro Milton Oribe, 395 - Portinho de Baixo - Associação dos moradores do Portinho.
Antonina - PR
Guaraqueçaba – Telecentro de Guaraqueçaba
Endereço: Rua Major Domingos Nascimento (ao lado da Prefeitura)
Guaraqueçaba – PR
Parceiro: Prefeitura Municipal
Morretes – Telecentro de Morretes
Endereço: Rua Antonio Gonçalves do Nascimento, 14 - Junto ao Rotary Club
Morretes - PR
Parceiro: Rotary Club de Morretes
Balneário de Ipanema - Telecentro Biblioteca Cidadã
Endereço: Rua Alba de Souza e Silva S/N - Balneário de Ipanema – próximo da praça central.
Pontal do Paraná - PR
Parceiro: Prefeitura Municipal
Balneário de Shangri-Lá – Telecentro de Sangri-Lá
Endereço: Av. Ipanema, s/n - Colônia dos Pescadores Z5 - Próximo a Secretaria de Educação - Pontal do Paraná - PR
Parceiros: Prefeitura Municipal
Ilha do Mel - Encantadas - Ponto de Acesso
Praia de Encantadas - Ilha do Mel – PR
Ilha do Mel – Nova Brasília - Ponto de Acesso
Praia de Nova Brasília - Ilha do Mel – PR
Telecentros e bibliotecas públicas fazem sucesso no litoral
No período de férias, turistas e moradores das praias de Guaraqueçaba, Morretes e Pontal do Paraná (Ipanema e Shangri-Lá), Antonina (Siri do Portinho) e Ilha do Mel (Nova Brasília e Encantadas) compartilham os computadores colocados à disposição da população pelo Governo do Estado.
Publicação
23/01/2010 - 12:00
23/01/2010 - 12:00
Editoria