Guarapuava ganhou esta semana o Telecento Paranavegar da Associação Betel, entidade ligada à Igreja Assembléia de Deus. “O direito à informação e à comunicação é uma ferramenta de valor inestimável para quem vive em condições de dificuldade econômica e social”, afirmou o secretário de Assuntos Estratégicos e presidente da Companhia de Informática do Paraná (Celepar), Nizan Pereira Almeida, durante a inauguração do Telecentro.
Este é o 132º telecentro inaugurado pelo atual governo, 60 dos quais junto com bibliotecas cidadãs. Segundo Antonio Domingos dos Santos, presidente da Associação Betel, os computadores com acesso à internet e a outros programas vai auxiliar, sobremaneira, o trabalho social desenvolvido pela entidade. O espaço também ficará à disposição de estudantes e moradores do bairro Bonsucesso, onde fica a associação.
A gestão e a definição da programação do telecentro serão feitos pela própria comunidade através de um conselho gestor. Uma das ações permanentes são os cursos de informáticas voltados para o uso da internet. “Parece pouco, mas são incalculáveis os benefícios que o acesso aos programas de computador e à internet podem propiciar a essas pessoas”, destacou o secretário especial de coordenação de projetos sociais, Nivaldo Maldonado Gonçalves, que também participou da inauguração.
Na mesma linha, Nizan Pereira afirmou que os telecentros Paranavegar têm contribuído de maneira significativa para a promoção da justiça social e, em muitos casos, são instrumentos únicos de desenvolvimento local e regional. “O acesso à informação é um direito que não pode ser negado a ninguém. Esta é a base da democracia e para as famílias de baixa renda uma condição necessária de inclusão social”, concluiu o secretário.