Os seis telecentros Paranavegar instalados no litoral do Paraná atenderam mais de 7.500 pessoas em janeiro durante a Operação Viva o Verão que encerrou no último domingo (17), com serviços de acesso gratuito à internet. Para o presidente da Companhia de Informática do Paraná (Celepar) e secretário de Assuntos Estratégicos, órgãos responsáveis pelo gerenciamento do Programa de Inclusão Digital, um dos méritos de esse serviço aos veranistas ter funcionado junto aos telecentros já instalados foi a aproximação com as comunidades que vivem no litoral.
“Isto permite um maior contato dos turistas da realidade de nossas comunidades litorâneas, num processo de integração cultural que ajuda a aprofundar as relações de respeito aos usos e costumes dessas comunidades e amplia os conhecimentos dos visitantes”, disse Nizan Pereira.
Para os veranistas, a disponibilidade de salas de computador ligados à internet trouxe vários benefícios. Os funcionários estaduais que trabalharam na Operação Viva o Verão puderam se comunicar com a sede dos órgãos a que estão vinculados para enviar relatórios, obter informações e repassá-las aos usuários de serviços.
Vários turistas estrangeiros usaram os telecentros para se comunicar com familiares e locais de trabalho pela internet. Teve até casos, como o do instrumentista industrial Juliano Clóvis Goulart que conseguiu emprego através do telecentro. Com o apoio de técnicos da Celepar que prestavam atendimento no litoral, ele elaborou e enviou seu currículo para uma empresa de Curitiba e conseguiu a vaga. Nos dias de chuva, os telecentros também foram utilizados para o lazer dos veranistas.
Para a gerente de Inclusão Digital da Celepar, Marilaide de Quadros, os resultados dos telecentros ficaram acima da expectativa durante a operação Viva o Verão. “Foi um importante desafio manter uma equipe motivada durante uma temporada inteira longe dos familiares e do local normal de trabalho”, destacou, acrescentando que a recompensa é o êxito do Programa de Inclusão que além de ser um instrumento de comunicação à distância é uma porta de entrada para os serviços disponíveis na web.
“Nossa missão não se limita ao ensino do uso do computador, mas também a de propiciar melhoria de vida para as pessoas através do domínio das potencialidades da informática e da internet”, arrematou.
Os telecentros do litoral paranaense foram instalados em Guaraqueçaba, Morretes, Pontal do Paraná (Ipanema e Shangri-Lá), Ilha do Mel (Encantadas e Brasília).
Telecentros Paranavegar atenderam 7.500 veranistas no litoral paranaense
“Isto permite um maior contato dos turistas da realidade de nossas comunidades litorâneas num processo de integração cultural e amplia os conhecimentos dos visitantes”, disse o secretário Nizan Pereira
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18/02/2008 - 18:10
18/02/2008 - 18:10
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