A população de Cafeara, na região do Vale do Paranapanema, conta desde o início do mês com um importante espaço para acesso à internet e a inúmeros programas de computador, gratuitamente. Com a inauguração do Telecentro Paranavegar e da Biblioteca Cidadã pelo governo do Estado, os 2.486 moradores do município conquistaram um instrumento de acesso à cultura, ao conhecimento e a serviços de toda natureza, afirma o secretário de Assuntos Estratégicos e presidente da Companhia de Informática do Paraná (Celepar), Nizan Pereira.
Os telecentros Paranavegar fazem parte do Programa de Inclusão Digital da Secretaria de Assuntos Estratégicos e Celepar e, desde o ano passado, são instalados junto às Bibliotecas Cidadãs, outro programa da Secretaria da Cultura. O telecentro de Cafeara está situado na Biblioteca Cidadã Nair Rissati da Silva Guirelli, também inaugurada na semana passada.
Na fachada do prédio, construído pela Secretaria de Obras, destaca-se a obra do artista plástico João Ailton Gomes, um painel que retrata as duas principais características do município: o café e a arara. “É uma das obras mais bonitas da cidade, emoldurando um projeto tão importante como esse”, destaca o prefeito Mário Aparecido Bega.
Além da internet, que permite acesso aos serviços do governo e a tudo o que a rede mundial de computadores oferece, os usuários do telecentro podem fazer pesquisas, enviar e receber e-mails, desenvolver atividades de lazer e participar de cursos de informática. Tudo com a supervisão de um monitor, responsável pela continuação do aprendizado.
Segundo a gerente de Inclusão Digital da Celepar, Marilaide de Quadros, nos próximos dias começarão os treinamentos dos monitores e dos gestores responsáveis pela administração do telecentro e acompanhamento dos usuários. “Além de ser um instrumento de educação a distância, o Programa de Inclusão Digital é a porta de entrada para a internet. Nossa missão não se limita ao ensino do uso do computador mas à melhoria de vida das pessoas ,através do uso adequado das novas tecnologias de informação e comunicação”, acentuou.
Para o gerente de gestão de ambientes da Celepar, Edgar Leandro Machoski, a instalação dos telecentros junto com as bibliotecas cidadãs facilitam o acesso aos instrumentos culturais e tecnológicos.
Serviço: Telecentro Paranavegar
Local: Rua Silvio Piccenine, S/N – Biblioteca Cidadã Nair Rissati da Silva Guirell, no município de Cafeara
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 8 às 17 horas
Telecentro garante acesso gratuito à internet aos moradores de Cafeara
Os 2.486 moradores do município, localizado no Vale do Paranapanema, passaram a contar, desde o início do mês, com os serviços oferecidos pelo Telecentro Paranavegar e a Biblioteca Cidadã
Publicação
08/05/2008 - 11:50
08/05/2008 - 11:50
Editoria