O Telecentro Paranavegar da Agência do Trabalhador de Curitiba recebeu a visita do secretário Especial de Assuntos Estratégicos, Nizan Pereira, e do presidente da Companhia de informática do Paraná (Celepar), Vanderlei Iensen, nesta segunda-feira (23). Os secretários foram acompanhados pelo secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Nelson Garcia. Os Telecentros fazem parte do Programa de Inclusão Digital do Governo do Paraná.
De acordo com o secretário Nelson Garcia, o Telecentro da Agência do Trabalhador iniciou seu funcionamento em 2004 e, desde então, vem proporcionando a inclusão social de diversos trabalhadores. “Aqui eles podem procurar por vagas de empregos, elaborar currículos e fazer diversas pesquisas”, disse.
O secretário Nizan Pereira, acredita que o acesso aos computadores e à internet contribui na busca por um emprego e ajuda a superar desigualdades sociais. “O que o Governo do Estado está proporcionando às pessoas que não têm fácil acesso ao computador é o exercício pleno dos seus direitos como cidadãos”, destacou.
O presidente da Celepar, Vanderlei Iensen, afirmou que os centros estão constantemente sendo aprimorados para melhor atender a população. “Os Telecentros são uma conquista para o Governo do Paraná e para os paranaenses”, disse.
O Inclusão Digital é um projeto elaborado em software livre que oferece à comunidade acesso gratuito a e-mails, elaboração de currículos profissionais, busca por oportunidades de emprego, pesquisas escolares, utilização de serviços de utilidade pública, leituras de jornais e revistas, além da participação em sites de comunidade virtual e redes sociais. Cada Telecentro funciona com um Conselho Gestor que tem representantes das entidades parceiras da comunidade local. Atualmente o programa de Inclusão digital tem 138 unidades distribuídas entre as camadas de mais baixo Índice de Desenvolvimento humano (IDH) do Paraná.