Tecpar se une ao Banco do Brasil para fomentar exportação

Parceria vai oferecer novos produtos e serviços às micro, pequenas e médias empresas
Publicação
10/12/2004 - 00:00
O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), empresa ligada ao governo do Paraná, e o Banco do Brasil assinaram um acordo de cooperação para fomentar a geração de novos exportadores e ampliar a capacidade de exportação das micro, pequenas e médias empresas nacionais que já atuam ou que tenham intenção de atuar no mercado internacional, por meio da promoção dos produtos e serviços. O acordo propõe a divulgação dos produtos e serviços oferecidos pelo Banco do Brasil, especialmente através do Programa de Geração de Negócios Internacionais para Micro e Pequenas Empresas (PGNI-MPE). Os produtos selecionados para a divulgação são o Balcão de Comércio Exterior, Consultoria em Negócios Internacionais e os financiamentos para o comércio exterior. Da mesma forma, será divulgado o Programa de Apoio Tecnológico à Exportação (Progex), do Tecpar, cujo objetivo é prestar assistência tecnológica às pequenas e micro empresas, através da adequação dos produtos às exigências dos mercados de destino das exportações brasileiras, superando barreiras técnicas, reduzindo custos, qualificando produtos, melhorando e adaptando design e embalagens. Pelo acordo também serão desenvolvidos facilitadores, como o acesso automático ao Portal do Balcão de Comércio Exterior e ao Progex na Internet, bem como conteúdos informativos referentes aos produtos e serviços contemplados no acordo. Progex - O Programa de Apoio Tecnológico à Exportação foi criado pelo governo federal para facilitar o acesso de empresas brasileiras, principalmente as pequenas e médias, ao mercado externo. É coordenado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, conta com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e tem suas sedes nos institutos de pesquisa estaduais. Em pouco mais de dois anos de funcionamento do programa no Paraná, 84 empresas já foram atendidas, com resultados altamente positivos e 120 estão com contratos em vigência. O atendimento às empresas é realizado em duas etapas. O primeiro passo é o chamado diagnóstico, quando é feito um estudo de viabilidade técnica que inclui a análise do produto e do processo produtivo, com identificação dos principais problemas técnicos a serem resolvidos e estimativas de custos e investimentos para implementar as soluções necessárias. A segunda fase consiste na adequação tecnológica com implementação das medidas sugeridas. Com uma estrutura ágil e desburocratizada, o Progex/Tecpar está colhendo os resultados das ações que vêm sendo desenvolvidas: ampliação de trabalho, média de faturamento de 28% em 80% das empresas que começaram a exportar, novos clientes e mercados em função da qualificação obtida e maior competitividade.