O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) é uma das sete instituições nacionais que integram o Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas (SBRT), uma rede articulada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) para fornecer gratuitamente respostas às dúvidas técnicas de micro e pequenos empreendedores.
A difusão do conhecimento, a transferência de tecnologia e a garantia de um acesso rápido à solução de problemas tecnológicos são alguns objetivos desse serviço, que, desde sua criação, 2004, já atendeu a mais de 38.400 clientes e forneceu 14.492 respostas técnicas.
Para se ter ideia, as respostas podem ir da pasteurização de suco de fruta, defumação de pescados e crustáceos até anemia infecciosa em cavalos. Estes são alguns exemplos de temas de respostas elaboradas e disponibilizadas via web pelos profissionais das instituições participantes.
“Isso mostra a diversidade de áreas cobertas pelo serviço, que também é oferecido às pessoas que pretendem iniciar uma atividade, para ter uma nova fonte de renda ou aumentar a já existente”, explica o diretor-presidente do Tecpar, Luiz Fernando de Oliveira Ribas.
“É um atendimento precioso que o SBRT e o Tecpar oferecem, os quais colocam pesquisadores à disposição da comunidade empresarial e da população em geral para dar apoio e orientação”, afirma o cirurgião plástico Amílcar Henrique, enaltecendo o serviço que ele utilizou para receber informações sobre a obtenção de ácidos graxos a partir da borra da soja.
PARTICIPANTES - O SBRT tem como instituições de apoio o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) faz a hospedagem do banco de dados do serviço.
Além do Tecpar, há mais sete instituições espalhadas pelo país que contam com equipes técnicas treinadas para responder às perguntas de forma padronizada. São elas: Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec), Rede de Tecnologia da Bahia (Retec/BA), Rede de Tecnologia do Rio de Janeiro (Redetec), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Amazonas (Senai/AM) e do Rio Grande do Sul (Senai/RS), Universidade de Brasília (UnB/CDT) e Universidade de São Paulo (USP).
Entre as ações do SBRT que contribuem para o desenvolvimento do processo produtivo e melhoria da qualidade dos produtos oferecidos pelos micro, pequenos e médios empresários estão: otimização e potencialização dos recursos de informação; realimentação do processo de produção de conhecimento e promoção de uma maior cooperação entre as instituições envolvidas, que passam a realizar trocas de informações úteis para o desenvolvimento de respostas a novos problemas.
Para se tornarem clientes do SBRT e poderem consultar o banco de dados de respostas técnicas existentes ou fazer a solicitação de alguma informação que não tenha sido encontrada, as micro, pequenas e médias empresas e empreendedores têm que estar cadastrados no site http://www.respostatecnica.org.br, que passará por uma reestruturação em breve.
A difusão do conhecimento, a transferência de tecnologia e a garantia de um acesso rápido à solução de problemas tecnológicos são alguns objetivos desse serviço, que, desde sua criação, 2004, já atendeu a mais de 38.400 clientes e forneceu 14.492 respostas técnicas.
Para se ter ideia, as respostas podem ir da pasteurização de suco de fruta, defumação de pescados e crustáceos até anemia infecciosa em cavalos. Estes são alguns exemplos de temas de respostas elaboradas e disponibilizadas via web pelos profissionais das instituições participantes.
“Isso mostra a diversidade de áreas cobertas pelo serviço, que também é oferecido às pessoas que pretendem iniciar uma atividade, para ter uma nova fonte de renda ou aumentar a já existente”, explica o diretor-presidente do Tecpar, Luiz Fernando de Oliveira Ribas.
“É um atendimento precioso que o SBRT e o Tecpar oferecem, os quais colocam pesquisadores à disposição da comunidade empresarial e da população em geral para dar apoio e orientação”, afirma o cirurgião plástico Amílcar Henrique, enaltecendo o serviço que ele utilizou para receber informações sobre a obtenção de ácidos graxos a partir da borra da soja.
PARTICIPANTES - O SBRT tem como instituições de apoio o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) faz a hospedagem do banco de dados do serviço.
Além do Tecpar, há mais sete instituições espalhadas pelo país que contam com equipes técnicas treinadas para responder às perguntas de forma padronizada. São elas: Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec), Rede de Tecnologia da Bahia (Retec/BA), Rede de Tecnologia do Rio de Janeiro (Redetec), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Amazonas (Senai/AM) e do Rio Grande do Sul (Senai/RS), Universidade de Brasília (UnB/CDT) e Universidade de São Paulo (USP).
Entre as ações do SBRT que contribuem para o desenvolvimento do processo produtivo e melhoria da qualidade dos produtos oferecidos pelos micro, pequenos e médios empresários estão: otimização e potencialização dos recursos de informação; realimentação do processo de produção de conhecimento e promoção de uma maior cooperação entre as instituições envolvidas, que passam a realizar trocas de informações úteis para o desenvolvimento de respostas a novos problemas.
Para se tornarem clientes do SBRT e poderem consultar o banco de dados de respostas técnicas existentes ou fazer a solicitação de alguma informação que não tenha sido encontrada, as micro, pequenas e médias empresas e empreendedores têm que estar cadastrados no site http://www.respostatecnica.org.br, que passará por uma reestruturação em breve.