Foi empossado em Curitiba nesta terça-feira (08), dia nacional da Ciência, o novo Conselho Diretor de Certificação, organismo nacional que tem como meta traçar novas políticas para a área em todo o país. A posse ocorreu no Tecpar, instituto do Governo do Paraná vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
O presidente da Federação das Associações Comerciais do Paraná (Faciap), Jefferson Nogarolli, foi eleito por unanimidade o novo presidente do conselho. Sua indicação deveu-se ao fato de ser um empresário bem-sucedido da região de Maringá e um representante das indústrias e do setor produtivo que conhece as necessidades da economia paranaense.
A meta de Nogarolli é desmistificar a certificação. "Vou tentar abrir as portas, levando a cultura da certificação para mais empresários". Ainda segundo o empresário, a reunião de representantes nacionais no conselho poderá resultar em novos negócios. “Apenas quatro associações comerciais são certificadas no Brasil, sendo que três delas estão no Paraná”, informou.
Integrantes - O Tecpar tem seus diretores como membros natos do conselho. O diretor operacional de certificação do instituto Júlio Felix é o secretário-executivo. Também fazem parte do conselho representantes da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica (Abipti) e da Confederação Nacional das Indústrias (CNI).
Além da Federação das Associações Comerciais do Paraná (Faciap), participam ainda do conselho o Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Secretaria de Tecnologia Industrial do Ministério da Indústria e do Comércio, Ministério de Ciência e Tecnologia, Secretaria de Política Tecnológica Empresarial e o Procon.
Abipti - A representante da Abipti, Maria Elisabeth Ferreira, destacou o caminho do Tecpar com a vertente da certificação. “O Tecpar, sem dúvida, vem abrindo o leque de prestação de um serviço essencial para a indústria brasileiras”, ressaltou ao saber que o instituto está ampliando sua atuação com a certificação de produtos agroalimentares, orgânicos, manejo de florestas e análise de soja.
Ainda de acordo com a diretoria do instituto, os serviços de certificação do Tecpar, além de desenvolver competências e estarem atento às tendências internacionais, se antecipam na organização de novas atividades. “É uma unidade de negócio que, sem dúvida, tem como propósito a ampliação da competitividade da nossa economia e o bem-estar da população”.
Tecpar empossa novo Conselho de Certificação
Presidente é o empresário Jefferson Nogarolli, da Federação das Associações Comerciais do Paraná
Publicação
08/07/2003 - 00:00
08/07/2003 - 00:00
Editoria