O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e a Empresa de Minerais do Paraná (Mineropar) assinaram nesta terça-feira (10) um convênio para prestar atendimento tecnológico às indústrias de cerâmica do Estado. Com a parceria, as duas instituições do governo do Estado marcam o início dos trabalhos do Projeto de Unidades Móveis de Atendimento Tecnológico (Prumo) voltado ao setor de cerâmica vermelha.
“O projeto dará o apoio tecnológico para que as empresas do setor possam sobreviver no concorrido mercado industrial. Técnicos da Mineropar e do Tecpar farão uma completa análise do processo de produção e dos produtos, verificando a adequação às normas do setor”, afirma o diretor-presidente do Tecpar, Aldair Tarcisio Rizzi.
Importante polo de produção de produtos de cerâmica vermelha, o Paraná sai na frente ao colocar à disposição das micro, médias e pequenas empresas uma completa equipe técnica, que prestará consultoria às indústrias de cerâmica instaladas em diversas regiões do Estado.
Durante a assinatura do convênio, foi apresentada a Unidade Móvel – veículo utilitário dotado de equipamentos laboratoriais que proporcionam a estrutura necessária para que os técnicos da Mineropar e Tecpar possam, ao longo do projeto, prestar assessoria a 150 empresas.
Visando a solução de problemas técnicos e à realização de ensaios e análises de matérias-primas e produtos acabados, os profissionais realizarão um atendimento personalizado, pré-agendado, que inclui, entre outras etapas, o diagnóstico e a análise de produtos e processo produtivo.
O Prumo - fruto de uma parceria entre o Tecpar, a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) do Ministério da Ciência e Tecnologia e a Mineropar - conta com o apoio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e da Secretaria de Estado da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul (Seim).
“Temos técnicos especialistas no setor de cerâmica vermelha que vão levar conhecimento a todas as pequenas empresas do setor. Os especialistas serão colocados nas empresas e ficarão responsáveis por verificar se a produção segue as normas da ABNT e do Inmetro”, explica o diretor-presidente da Mineropar, Eduardo Salamuni.
Tecpar e Mineropar levam tecnologia para indústrias de cerâmica do Paraná
Unidade Móvel com equipamentos laboratoriais e técnicos dos dois órgãos do governo estadual vão prestar assessoria a cerca de 150 empresas
Publicação
10/09/2009 - 14:48
10/09/2009 - 14:48
Editoria